Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Vera Cruz caminha contra o abuso de menores

Faixas e cartazes alusivos ao dia 18 de maio, dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foram levantadas na manhã desta segunda-feira, 18, em Vera Cruz. Mais de 350 pessoas reuniram-se em frente à Praça José Bonifácio para participar da caminhada de conscientização e prevenção contra o abuso sexual e bradar pelas ruas do município, os direitos de proteção dos menores. Participaram da caminhada escolas do município, representantes das equipes da Gincana Municipal, além de titulares e servidores públicos e a comunidade em geral.

Promovido pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), a ação teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que trabalhou com as escolas por meio de falas e vídeos de conscientização, bem como orientações de identificação de abuso e procedimentos para denúncias. Além da parceria do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Direitos da Criança do Adolescente (Comdica), a campanha contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a exibição de sessões de cinema nas instituições de ensino sobre o tema.

O Creas é uma unidade pública que atende indivíduos com seus direitos violados ou ameaçados. As ações do serviço são direcionadas para as famílias e visa contribuir com o enfrentamento das dificuldades na vida pessoal e social como negligência e abandono, ameaça e maus-tratos, violência física, psicológica e sexual, discriminações sociais e infringência aos direitos humanos. A prefeita Rosane Petry mencionou sobre a importância da observação do corpo docente em relação aos alunos. “Temos que estar preparados para detectar sinais e indícios de abuso e fazer a nossa parte que é denunciar e ajudar”, enfatizou.

Publicidade

Que abuso é esse?

Na página institucional do município de Vera Cruz no Facebook, foi lançada no dia 11 de maio a “Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, Que abuso é esse?”. Vídeos foram publicados todos os dias, abordando temas como perigo no lar, desmascarando o abuso, a união faz a proteção, caminho para a denúncia entre outros. A iniciativa teve o objetivo de elencar as principais causas e formas de identificação do abuso, através de orientações de especialistas e profissionais da rede de proteção da criança e do adolescente.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.