Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Caso raro

Ovelha dá à luz quadrigêmeos em Arroio do Tigre

O advogado e criador de ovinos, Paulo Gustavo Bernhard, teve uma agradável surpresa na noite de domingo, 31. Em sua propriedade, no interior de Arroio do Tigre, uma das ovelhas deu à luz quadrigêmeos, fato considerado incomum. “Já tive casos de trigêmeos dois anos seguidos, mas quatro filhotes é novidade por aqui. Eu nunca tinha visto”, conta Bernhard, que tem ovinos há três anos, mas convive em meio a criações desde a infância.

Segundo o veterinário Flávio Castro de Andrade, da clínica Dr. Faveco, o caso é raro. “Normalmente, as ovelhas dão um ou dois filhotes, três no máximo. Já vi outras situações de quadrigêmeos, mas é muito incomum”, explica Andrade. 

A mãe dos quadrigêmeos já havia dado cria antes e, nas ocasiões, nasceram apenas dois filhotes. Como a gestação foi normal, a surpresa veio na hora do parto. “Quando cheguei e vi o que estava acontecendo fiquei muito surpreso. Elas nasceram menores do que o de costume, pesam menos de dois quilos, mas fiquei feliz que todas sobreviveram”, comemora. Para o criador, o motivo para a ovelha ter dado à luz quatro filhotes está na raça dos animais, a australiana Poll Dorset, conhecida por ter altas taxas de reprodução.

Publicidade

Embora sejam muitos, os filhotes, dois machos e duas fêmeas, estão sendo amamentados normalmente pela mãe. “Eu tentei dar mamadeira, mas eles não querem”, comenta Bernhard. O criador explica que os quadrigêmeos estão se desenvolvendo normalmente e não exigem tratamento diferenciado.”O único cuidado especial que estou tendo é de colocar os filhotes em local fechado durante a noite para não ficarem expostos ao frio”, finaliza. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.