Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Dezoito intercambistas alemães desenvolvem atividades na Unisc

A busca por novas experiências e desafios, e a curiosidade de conhecer outras culturas, além do anseio por fazer novas amizades, são algumas das principais razões que motivaram os alunos da Ostfalia University of Applied Sciences, na Alemanha, a embarcarem em uma experiência de intercâmbio. Conforme Cristiana Verônica Mueller, coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), o convênio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com a Ostfalia foi firmado primeiramente no ano de 2010. Na oportunidade, gestores da Universidade alemã visitaram outras Instituições de Ensino Superior (IES) e, dentre elas, a Unisc foi escolhida para criação de convênio e ações de cooperação.

Por isso, na sexta, 28 de agosto, a Unisc teve a oportunidade de receber 18 estudantes dos cursos de Ciência da Computação e da Engenharia Elétrica, vindos da Alemanha.  Acompanhados de seus professores, Reinhard Gerndt (Ciência da Computação) e Andreas Simon (Engenharia Elétrica), e da egressa e professora da IES alemã responsável pelo grupo, Denise Dick Anwander, os intercambistas foram recepcionados pela reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, pelo vice-reitor, professor Eltor Breunig e pelo coordenador do curso de Engenharia da Computação, Leonel Pablo Tedesco.

Após darem as boas-vindas ao grupo, a reitora explanou sobre a importância de experiências como as do intercâmbio. “Trata-se de uma visita importante para a Unisc, para os cursos envolvidos e para as relações internacionais estabelecidas pela Universidade. Que seja muito produtivo o tempo que vocês irão passar conosco, tanto em aprendizado técnico, quanto cultural”, desejou.

Publicidade

O intercambista Tobias Bolze, afirma que a principal expectativa gerada com a viagem reside na possibilidade de aprender mais e fazer amizades. “Quero aprender mais sobre a forma de vocês (brasileiros) fazerem as coisas, sobre a cultura, costumes, a língua”, relata. Um dos objetivos principais do intercâmbio consiste em proporcionar a ampliação de ações de mobilidade acadêmica decorrentes do convênio firmado entre as Instituições, como forma de incentivo às práticas de reciprocidade de troca do saber.

Nesse sentido, na manhã de segunda, 31 de agosto, os estudantes iniciaram o desenvolvimento de atividades práticas em inglês no laboratório de informática, em conjunto com alunos da Unisc. Além das atividades coordenadas por Tedesco, os estudantes alemães ainda irão realizar um curso de português no Centro de Línguas e Culturas (Celinc) da Unisc e visitas técnicas a empresas da cidade (Imply, Xalingo e MOR).

A estudante da Ostfalia, Sabine Krengel, revelou que esta é a primeira vez que faz uma viagem internacional, além de ser, obviamente, a primeira vez que tem a oportunidade de fazer um intercâmbio. Tantas estreias, fazem com que a experiência tenha um sabor ainda mais especial. “Estou muito feliz e muito empolgada. Todos têm sido muito legais e a minha expectativa é a de ter o máximo de novas vivências e experiências. Quero aprender muito, me desafiar”, justificou.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.