Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições

Mais uma via na disputa pela Prefeitura de Santa Cruz?

Faltando menos de dois meses para o início do período em que serão definidas as chapas para a eleição municipal, a corrida pela Prefeitura de Santa Cruz, que já conta com cinco pré-candidatos, pode sofrer uma chacoalhada. Dois partidos que estiveram ao lado do prefeito Telmo Kirst (PP) nos últimos anos, PSDB e PMDB, estão cada vez mais perto de confirmar uma aliança que representaria o ingresso de uma nova via na disputa.

Tucanos e peemedebistas saíram entusiasmados de uma reunião na noite de terça-feira, na residência do ex-vereador Paulo Jucá. A confirmação da chapa está nas mãos do PSDB, que sofre pressão do PMDB. “Da nossa parte está fechado. Estamos aguardando uma posição deles”, diz o presidente do PMDB, Roberto Moura. Caso a nova via saia, a tendência é que o candidato a prefeito seja do PSDB. Além de Jucá, o ex-secretário de Saúde Carlos Behm e o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico César Cechinato também são cotados. O PMDB, que prefere preservar seus nomes mais fortes para a eleição da Câmara de Vereadores, indicaria o vice. “Nosso município não pode ficar refém de dois ditadores. A sociedade precisa ter o direito de escolher”, alega Behm.

Batalha de “Davi contra Golias”

Publicidade

Os defensores da nova frente apostam no desgaste da histórica polarização entre PTB e PP, que se revezam no comando da Prefeitura desde o fim dos anos 1980. A avaliação é de que o cenário de aversão à política tradicional, em nível de País, pode favorecer a consolidação de uma alternativa. “A população tem mostrado sistematicamente essa indignação com a classe política, mas até agora ninguém teve a coragem de enfrentar a rivalidade histórica. Acabam se acomodando porque acham que não adianta, que não tem chance. O que nos favorece é que agora tem pessoas realmente dispostas a quebrar essa polarização”, relata um integrante do grupo. A frente conta com alguns trunfos, como por exemplo o tempo de TV, já que são dois dos maiores partidos do País.

A possibilidade, porém, ainda é vista com desconfiança por boa parte da comunidade política. Dentre as dificuldades apontadas, estão a falta de um nome considerado capaz de competir com o poderio de Sérgio Moraes e Telmo Kirst. Outro problema é a viabilidade financeira da campanha. Embora animados, os integrantes reconhecem entre si que será uma batalha de “Davi contra Golias”, nas palavras de um deles. 


Arte: Fernando Barros

Publicidade

ATUAIS PRÉ-CANDIDATOS

Telmo Kirst
Quem deve apoiar: PP, PDT, SD, PSD

Sérgio Moraes
Quem deve apoiar: PTB, PR, PTdoB

Publicidade

Gerri Machado
Quem deve apoiar: PT, Rede

Fabiano Dupont
Quem deve apoiar: PSB, PEN, PHS, PMN, PSL

Afonso Schwengber
Quem deve apoiar: PSTU, PCB

Publicidade

A POSSÍVEL NOVA VIA

Carlos Behm
César Cechinato
Paulo Jucá

Quem deve apoiar: PSDB e PMDB

LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTE FIM DE SEMANA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.