Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Dia de sol e muito livro na Praça Getúlio Vargas

Brindada pelo sol, a 29ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul foi aberta oficialmente na manhã de ontem. O evento retorna neste ano à sua casa original, a Praça Getúlio Vargas, e as previsões meteorológicas para os próximos dias indicam que o clima vai fazer a sua parte. Voltada aos escritores locais, a feira tem o tema Ler o que é daqui e vem com novidades, como um café para sessão de autógrafos.

Em seu discurso de abertura, a gerente do Sesc de Santa Cruz, Roberta Pereira, destacou o retorno à praça – no ano passado, o evento ocorreu no pavilhão dois da Oktoberfest. “A praça é a alma da Feira do Livro, tem essa vibração. Fica mais próxima das pessoas, até por ser local de circulação”, comentou. Ela também exaltou a dedicação das pessoas que trabalharam para a realização do evento. “É um dia de agradecimento, a todos que se envolveram de alguma forma.” Além do Sesc, a Unisc e a Prefeitura são promotores.

A escritora e artista visual Valquíria Ayres Garcia, cachoeirense que reside em Santa Cruz desde 2000, é a homenageada. Ela ressaltou a valorização da literatura infantil. “É um momento especial para quem trabalha com literatura infantil, que antes era considerada algo de menor importância.” Também elogiou o retorno ao Centro. “É uma proposta mais lúdica. Principalmente no final de semana, quando os pais saem com os filhos e todos se reúnem aqui. O ambiente é um diferencial para a literatura.” Valquíria recebeu uma placa e um buquê de flores das mãos de Roberta Pereira; de Jaqueline Marques, secretária municipal de Educação, e Angelo Hoff, pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc.

Publicidade

Depois, quem tomou conta do palco foi o palhaço Doutor Paracetamol Veríssimo, que antes da abertura já receitava a leitura como remédio para todos os males. E o escritor Gustavo Czekster se encontrou com alunos dos ensinos fundamental e médio para falar sobre “As grandes histórias de terror”. O programa Sala do Cafezinho, da Rádio Gazeta, foi ao ar diretamente da praça. À noite, a escritora Marli Silveira e o músico Roberto Pohlmann realizaram um sarau poético-musical. A programação foi encerrada no anfiteatro do curso de Direito da Unisc, com um bate-papo com o escritor Luiz Ruffato, mediado pela professora do Mestrado em Letras, Eunice Piazza Gai.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA, DIA 9

Publicidade

9 horas – abertura das 16 bancas do livreiros.

9h30 e 14h30 – escritor Marion Cruz se reúne com crianças no Palco da Praça.

10h30 e 15h30 – animador cultural narra histórias para crianças

Publicidade

14 horas – oficinas de Newspaper Blackout com o escritor Dan Porto na Casa das Artes Regina Simonis (alunos de ensino médio e idosos, com dez vagas para cada grupo).

Dan Porto lança os livros Just it, Carménère e Xilema.

Bate-papo com artistas independentes.

Publicidade

19 horas – início do BAH+Quadrinhos+Cultura no Espaço Camarim, com participação da patrona Diana Corso, escritora, psicóloga e psicanalista.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.