Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Equinos

Exames comprovam três casos de anemia infecciosa em Santa Cruz

Três equinos de duas propriedades rurais de Santa Cruz do Sul, pertencentes à mesma pessoa, estão com anemia infecciosa e serão sacrificados na próxima semana.  O diagnóstico confirmatório foi recebido pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Santa Cruz do Sul nesta semana. A suspeita ocorreu em julho, quando os animais – um de uma propriedade e dois de outra – foram submetidos a exames para obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA). Como esse primeiro teste deu positivo para a doença, foi feita contraprova, com o mesmo material coletado para o primeiro, e o resultado foi positivo.

Assim, seguindo o protocolo,  foi realizado novo recolhimento de sangue, desta vez por equipe do serviço veterinário oficial, e submetido a análise no laboratório oficial – o Lanagro – no Rio Grande do Sul. E o resultado foi novamente positivo. As propriedades ficam interditadas até os animais serem sacrificados. No imóvel rural onde está um destes três equinos, há outros que também serão submetidos a exames para verificar se estão ou não com a enfermidade.

Em Santa Cruz ainda há um cavalo com suspeita de estar com anemia infecciosa. Trata-se de um equino de uma terceira propriedade, para o qual  está sendo aguardado o resultado do exame de contraprova. Conforme a veterinária Cintia Andrade, da IVZ de Santa Cruz do Sul, essa doença é contagiosa. A transmissão de um animal para o outro ocorre por contato com sangue do infectado, que pode se dar pela picada de mosquito ou material contaminado, como freios, por exemplo. No município também há um equino com suspeita de estar com mormo, do qual já foi colhido material para o exame confirmatório, que é feito no Lanagro de Pernambuco.

Publicidade

Os casos de anemia infecciosa e suspeita de mormo não prejudicarão a realização do desfile farroupilha, pois os animais estão isolados, impedidos de trânsito. Apenas a fiscalização, que sempre ocorre, será reforçada, como medida de prevenção. Na região, ainda há um caso suspeito de anemia infecciosa em Passo do Sobrado e outro em Rio Pardo, que estão na fase de  realização de contraprova. Esses também foram verificados durante a realização de exames para obtenção da GTA.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.