Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Confira os serviços que funcionam no feriadão

O feriado de 20 de setembro será na próxima terça-feira e é bom os santa-cruzenses já prestarem atenção nos serviços que serão interrompidos. No município, alguns estabelecimentos funcionarão em horários alternativos, enquanto outros não abrirão. Assim como no último dia 7 de setembro, os supermercados, por exemplo, estarão fechados. Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Comerciários, Marcos de Azeredo, os estabelecimentos estão impedidos de funcionar, pois não houve acordo entre seu sindicato e o Sindigêneros. “Esta decisão foi tomada ainda em 31 de maio, na convenção coletiva. O acordo expirou e não mais se chegou a um consenso para renová-lo.” Conforme Azeredo,  os mercados que não respeitarem a decisão serão processados.

Os serviços de saúde funcionarão normalmente na segunda-feira. Porém, no feriado, conforme a Secretaria de Saúde, irão atender apenas os plantões do Pronto-Atendimento (PA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro Materno Infantil (Cemai), Hospitalzinho e UPA Esmeralda. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as lojas funcionarão no horário normal do comércio na segunda e, na terça, também estarão fechadas.

Os bancos que não aderiram à greve em Santa Cruz – Banco do Brasil Afubra e Arroio Grande e o Banrisul Túnel Verde – atenderão na segunda-feira, das 10 às 15 horas.

Publicidade

O Max Shopping Center e o Shopping Santa Cruz estarão abertos no feriado até as 22 horas, mas as lojas terão funcionamento facultativo.

Os usuários que tiverem problemas com a energia elétrica devem comunicar a AES Sul pelo telefone 0800 707 7272. No caso do abastecimento de água, a Corsan atende pelo 0800 646 6444. Esses serviços permanecem à disposição 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Escolas Todas as escolas de Santa Cruz do Sul, sejam públicas ou privadas, têm a liberdade para organizar o seu próprio calendário. A maioria, porém, confirma que irá aderir ao feriadão. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura (Smec), das 26 emefs do município, 22 vão interromper as atividades. A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) também informa que grande parte das escolas estaduais vai realizar a pausa, já que alunos e professores estão envolvidos com o Desfile Farroupilha. As instituições particulares Educar-se, Marista São Luís e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também vão fazer feriadão. Mauá e Dom Alberto terão aulas normais.

Publicidade

FIQUE ATENTO

Supermercados

19/9 – Atendimento normal

Publicidade

20/9 – Fechados

Serviços de saúde

19/9 – Atendimento normal

Publicidade

20/9 – Atendem somente serviços de plantão

Comércio

19/9 – Atendimento normal

Publicidade

20/9 – Fechado

Bancos (que não aderiram à greve)

19/9 – Atendimento normal, das 10 às 15 horas

20/9 – Fechados

Shoppings (a abertura de lojas é facultativa)

Max Shopping Center 20/9 – Das 10 às 22 horas 

Shopping Santa Cruz 20/9 – Das 11 às 22 horas

Próximos dias serão de tempo bom

Quem planeja viajar pelo Estado ou curtir o feriadão ao ar livre pode comemorar. A previsão para os próximos dias indica tempo firme e temperaturas agradáveis. Conforme o meteorologista Flávio Varone, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, assim como nessa sexta-feira, o sol estará presente na Região do Vale do Rio Pardo neste sábado, segunda e terça. No domingo, a tendência é de que as nuvens apareçam com mais frequência e não está descartada a possibilidade de chuva. A instabilidade, porém, deve ser passageira. “Esta situação é  típica de primavera e não deve atrapalhar as programações”. Ainda segundo Varone, as baixas temperaturas estarão mais presentes à noite, quando os termômetros devem marcar entre 10 e 12 graus. Já durante o dia, as marcas serão para lá de agradáveis, com média entre 22 e 27 graus no fim de semana.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.