Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Empresa santa-cruzense de energia solar lança modelo de negócio inédito no RS

As organizações e instituições que possuem pouco espaço físico ou estão instaladas em locais com sombreamentos de prédios já possuem opção no que diz respeito à geração de energia solar. Trata-se da locação de espaço para instalação de sistema fotovoltaico com geração remota de energia. De forma inédita no Rio Grande do Sul, a Solled Eficiência Energética, de Santa Cruz do Sul, está implantando o primeiro projeto neste formato no Estado, em parceria com a empresa Clip Graffite. “É um novo modelo de negócio que vem tomando forma no Brasil”, destaca a proprietária da empresa, Mara Andrea Schwengber. O projeto foi apresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira, 26, na sede da empresa, durante o 1º Workshop de Energia Solar.

O serviço de locação oferecido consiste em uma micro usina fotovoltaica instalada em outro local, inclusive pode ser em terreno locado. No projeto da Clip Graffite foram instalados 142 painéis de 315 watts, um sistema de 44,730Kwp. “O proprietário da usina terá que ter uma entrada de luz conectada à rede da concessionária e lá fará a instalação dos painéis”, explica Mara. Ela ainda salienta que o sistema deve seguir todas as normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 687/2016.

Publicidade

Ainda sobre o projeto, Mara esclarece que os créditos em quilowatt da produção de energia excedente poderão ser transferidos para uma ou mais contas de energia de um mesmo cliente. Mas é preciso ser a mesma concessionária de energia. “Dessa forma, é possível otimizar o projeto, fazendo a instalação em um único local e deste fazer a transferência dos créditos”, enfatiza. No caso da papelaria, o ponto de conexão será feito em terreno locado e o crédito gerado será transferido para o estabelecimento e para a residência do sócio. “A produção anual do sistema será de aproximadamente 64.400 Kw ano, gerando uma economia de mais de R$ 52,8 mil ao ano”, ressalta Mara.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.