Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Calçadão da Marechal Floriano irá até o monumento

O calçadão da Rua Marechal Floriano, no coração de Santa Cruz do Sul, será ampliado. Técnicos da Prefeitura já trabalham na elaboração do projeto executivo da obra, que deve ser tirado do papel no ano que vem. O orçamento ainda não foi concluído.
A intenção do prefeito reeleito Telmo Kirst (PP) é estender o calçadão para os dois lados da Floriano. Atualmente a estrutura – que inclui calçadas mais largas, floreiras, bancos e bloquetes na via, ao invés de paralelepípedo – vai da esquina com a Ramiro Barcelos até a esquina com a 28 de Setembro. Com a ampliação, o calçadão irá da Senador Pinheiro Machado até a Tiradentes, junto ao Monumento ao Imigrante.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Jéferson Gerhardt, os detalhes da obra ainda estão sendo elaborados. A execução deverá ocorrer em etapas, começando pelo lado norte da Floriano, até mesmo para evitar transtornos no trânsito e na rotina do Centro. “Será uma grande revitalização. Vamos melhorar as calçadas, os canteiros que cercam as árvores, a iluminação e o calçamento da rua”, adianta.

Conforme Gerhardt, o assunto já foi tema de reunião com os lojistas do entorno, que apoiam a ideia embora o projeto elimine dezenas de vagas de estacionamento, hoje disputadas pelos motoristas. “Temos que privilegiar as pessoas, não os carros”, reforça o secretário, dizendo que o novo calçadão trará benefícios para consumidores e comerciantes. “As pessoas andarão mais pelo Centro”, garante.

Publicidade

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Lauro Mainardi Júnior, concorda com a ampliação do calçadão, mas chama atenção para o problema do estacionamento. “De alguma forma essas vagas precisarão ser repostas em algum outro ponto, nem que seja em parceria com a iniciativa privada”, observa Mainardi, empresário da Floriano.

Arcos vão passar por revitalização

Após a conclusão de melhorias nas praças Getúlio Vargas e da Bandeira e da substituição de bancos no calçadão da Marechal Floriano, realizadas a tempo da Oktoberfest, a revitalização de pontos do Centro vai prosseguir em novembro. Os arcos que tradicionalmente são enfeitados nessa época do ano serão vistoriados e alguns precisarão de reforma. Há casos em que a estrutura está comprometida, tanto que há poucos dias um deles caiu durante temporal. Outro, próximo ao antigo Clube União, há meses foi danificado após um acidente de trânsito e precisará ser substituído. A Prefeitura avalia a possibilidade de instalar arcos na quadra da Floriano entre o Hotel Charrua e o Monumento ao Imigrante, mas é possível que o investimento seja incluído no projeto de ampliação do calçadão.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.