Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Fiscais do Meio Ambiente orientam comerciantes sobre descartes

Considerado como a região que concentra o maior número de estabelecimentos comerciais e de serviços de Santa Cruz do Sul, o Centro da cidade é visto como um dos lugares que há mais descaso com a questão do lixo. Para isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS) e ao lado da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coomcat), iniciaram uma campanha para minimizar a situação.

Dentro dos contêineres é frequente a mistura de resíduo orgânico com embalagens plásticas e de papelão, lâmpadas, eletrônicos, peças de automóveis e até sobras de materiais da construção civil. Muitas vezes, devido ao excesso de peso – até tijolos são encontrados – o caminhão compactador da Conesul não consegue levantar o contêiner e é preciso primeiro que servidores da prefeitura retirem os materiais do equipamento para que o recolhimento possa ser efetuado pela empresa.

Fiscais da SMMASS deram início, há cerca de duas semanas, a uma ação de conscientização especial de final de ano. Com a proximidade do Natal e do Ano Novo e, por consequência, o aumento considerável nas vendas do comércio, cresce também o descarte de materiais que podem ser reciclados, proporcionando uma fonte de renda para dezenas de famílias de catadores.

Publicidade

De estabelecimento em estabelecimento, as fiscais conversam com proprietários e funcionários sobre como fazer corretamente o descarte dos recicláveis e os horários que devem ser observados. Segundo a fiscal Daneiela Bes, a receptividade é boa, resta saber agora se o resultado será o esperado. Segundo ela, a preocupação dos comerciantes, muitas vezes, é com a questão estética das ruas. “Eles acham feio colocar as caixas no chão ao lado do contêiner e acabam colocando tudo dentro. Mas orientamos para que depositem próximo do horário do recolhimento, assim os materiais não ficarão tanto tempo expostos”, explicou.

A tabela com os horários de recolhimento de materiais recicláveis está no site da prefeitura. Além desses horários, a Coomcat também circula no Centro, diariamente, após as 18 horas, com o caminhão gaiola realizando uma coleta extra para atender as demandas dos lojistas e comerciantes.


Foto: Assessoria de Imprensa/Santa Cruz do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.