Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Nova data

Candelária prorroga prazo para IPTU com desconto

A Prefeitura de Candelária postergou para 10 de maio o pagamento em cota única com desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O prazo inicialmente estava previsto para hoje, mas houve a mudança devido aos trâmites para efetivação do convênio com a instituição financeira para o recebimento dos valores.

A secretária da Fazenda, Sônia Pereira, explica que o contribuinte não vai sofrer prejuízo, pois somente houve modificação na data. O proprietário de imóvel que pretende pagar o IPTU antecipado até o dia 10 de maio terá 10% de desconto. Ainda existe a opção de quitar o tributo sem desconto em conta única em 10 de junho, ou ainda, parcelar em quatro pagamentos com o vencimento da primeira no dia 10 de junho.

A novidade deste ano é a alteração da alíquota, que antes era de 0,5 e passou a 0,15, com redução. Porém, o valor venal de cada imóvel foi alterado conforme a realidade imobiliária do município. Sônia exemplifica que há imóveis no Centro da cidade que tinham o valor extremamente reduzido, com propriedades cadastradas pelo valor de R$ 70 mil e que hoje valem R$ 700 mil. Observa que, no caso de uma desapropriação, o proprietário receberia um valor muito baixo; isso não acontece a partir de agora, pois os imóveis estão cotados por valores mais próximos da realidade.

Publicidade

O diretor do Departamento Financeiro do município, Cleber Machado, explica que o contribuinte irá receber o carnê em sua casa, através dos Correios. O pagamento poderá ser feito diretamente no balcão da Prefeitura, em lotéricas ou no autoatendimento pela internet ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. O proprietário do imóvel que não receber o carnê até o fim de abril deve procurar a Prefeitura. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.