Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Sicredi renova parceria com Efasc e concede bolsas de estudos

A Sicredi Vale do Rio Pardo renovou o convênio com a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), administradora da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) na tarde desta sexta-feira, 7, na sede da instituição de ensino, para o subsídio de bolsas de estudos para os filhos dos associados. Além da renovação, o evento marcou a assinatura do Termo de Adesão para obtenção do benefício pelos pais dos alunos.

O presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, explicou que são nove anos de parceria com a Efasc, desde os processos de implantação. As bolsas de estudos são oferecidas desde 2011, o que totaliza 369 jovens que receberam o auxílio neste período. Em 2017, o benefício é concedido para 50 estudantes. O investimento é de R$ 3,2 mil por aluno/ano, valor que vem do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), aprovado em Assembleia Geral Ordinária.

“A cooperativa esteve sempre presente. Incentivamos porque acreditamos na educação do campo, que é capaz de contribuir para a permanência do jovem no meio rural, o que garante o desenvolvimento regional e das comunidades do interior. O apoio ao desenvolvimento rural gera também benefícios diretos para a sociedade urbana na produção de alimentos saudáveis e riquezas que geram emprego e renda na cidade”, frisou Petry.

Publicidade

Conforme o coordenador da Efasc, João Paulo Reis Costa, a escola tem um vínculo grande com a cooperativa, que colaborou para que a instituição chegasse até outros parceiros. “Para a Efasc, essa parceria é muito simbólica, vital para o que acontece hoje com os nossos estudantes”, destacou. Os pais do estudante do 2º ano do Ensino Médio da Efasc, Moisés Severo, 16 anos, os agricultores Paulo e Nanci Severo, de Linha Tapera, em Vera Cruz, estão satisfeitos com o benefício. “A bolsa é um incentivo para manter o jovem na propriedade”. De acordo com eles, o filho está muito animado com a produção de alimentos orgânicos na propriedade da família. “A horta dele é maior que a minha. Ele gosta muito”, relatou a mãe.

Efasc 

Com oito anos de história, a Escola Família Agrícola, de Santa Cruz do Sul, oferta aos jovens a formação no Ensino Médio Técnico em Agricultura, curso que é fundamentado na Pedagogia da Alternância. A Efasc é mantida por 30 parceiros diferentes e conta com a participação de mais de 100 famílias. Atualmente, ela possui 120 alunos em processo de formação integral, sendo 96 estudantes do 1º ao 3º ano e 24 jovens em Estágio Curricular Obrigatório, todos provenientes de 10 municípios do Vale do Rio Pardo. Destes 96 matriculados, as mulheres representam 21%. Os egressos já somam 175 jovens, em que 65% estão envolvidos diretamente em atividades relacionadas à agricultura familiar e 34% estão na universidade. A projeção para 2018 é que haja 225 egressos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.