Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pronaf

Amprotabaco quer fim da restrição a secadores

Integrantes da diretoria da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) estiveram na Casa Civil da Presidência da República, em Brasilia, nesta semana. Eles foram pedir o fim da restrição de financiamento para reforma e manutenção de secadores para uso misto pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar  (Pronaf). O grupo foi recebido pelo secretário-executivo, Daniel Sigelmann, e pelo secretário de Agricultura Familiar do governo federal, José Ricardo Roseno. 

Na reunião, a Amprotabaco solicitou que a Resolução 4513 do Banco Central seja revista, abrindo aos produtores de tabaco a possibilidade de acessarem recursos do Pronaf para reforma e manutenção de secadores de uso misto. E foi informada de que a demanda será debatida e encaminhada no âmbito do governo federal.  Enquanto é aguardada decisão, segundo a associação, a orientação é no sentido de que os produtores que necessitem  investir em secadores por meio de financiamento, utilizem recursos do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) disponíveis na rede bancária.

Conforme informações  da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o secretário Roseno está aberto à discussão. A Amprotabaco foi representada em Brasília por seu vice-presidente, no Rio Grande do Sul, prefeito Rudinei Harter, de São Lourenço do Sul; pelo vice-presidente da entidade no Paraná, prefeito Rodrigo Solda,  de Rio Azul; pelo secretário Guido Hoff, prefeito de Vera Cruz; prefeito Paulo Joel Ferreira, de Boqueirão do Leão, e o consultor executivo da associação, ex-prefeito de Dom Feliciano, Dalvi Soares de Freitas. 

Publicidade

Desde o final de junho, a partir da publicação da Resolução 4.584, do Conselho Monetário Nacional, do Banco Central do Brasil, os produtores não precisam mais comprovar renda fora do tabaco para acessar financiamento pelo Pronaf para diversificação. No entanto, um dos  principais itens para a produção de outras culturas, os secadores, ficaram fora da lista de contemplados com recursos do Pronaf.  

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.