Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Semana para rever como anda a nossa alimentação

As atividades da Semana da Alimentação em Santa Cruz do Sul começaram nesta segunda-feira com distribuição de receitas e de sucos naturais de variadas frutas na Feira Rural do Centro. Essa foi a forma escolhida pelos organizadores para incentivar o consumidor a dar preferência à alimentação saudável, com destaque aos alimentos provenientes da agricultura familiar. A ação foi realizada em parceria com agricultores que atuam no local e ainda incluiu orientações nutricionais sobre o uso e manejo dos alimentos, reaproveitamento  e redução do desperdício. 

A produtora Rosane Niedersberg, que vende pão, cucas e frutas na Feira Rural do Centro, por exemplo, distribuiu suco de morango batido no liquidificador. “É natural, mais saudável. E não tem conservantes”, ressaltou. Wanessa Motta,  18 anos, de Campo Bom, que está visitando Santa Cruz, foi uma das contempladas com suco e aprovou a atividade, “que chama atenção e tem mais efeito na conscientização”. Ela afirma que procura se alimentar com qualidade, colocando no prato muitas verduras e legumes, e evitando refrigerantes ou sucos com conservantes.

Nicole Beatriz Nichterwitz, de 2 anos e 3 meses de idade,  também ganhou um copo de suco, que saboreou no colo da madrinha Patrícia. Filha da produtora Fernanda Nichterwitz, de Linha João Alves, Nicole é acostumada com alimentos mais saudáveis. “Ela come muitas verduras, legumes e frutas. Também gosta de chá”, conta Fernanda, acrescentando que aproveita e  estimula a filha neste sentido. 

Publicidade


 Pequena Nicole já está habituada a uma alimentação saudável. Foto: Rodrigo Assmann.

Acompanhada do marido Ivan Paulo de Aguiar, 61 anos, Mary Elizabeth de Aguiar, 64, também aprovou a iniciativa. “É preciso conscientizar as pessoas da importância de se consumir alimentos mais saudáveis e o ambiente da feira rural é o espaço ideal”, destacou.

A nutricionista Giovana Bittencourt, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas, diz que a ideia é promover a produção de alimentos mais caseiros, sem  produtos industrializados. Ela frisa que a intenção não é restringir a alimentação e sim orientar o para o consumo de alimentos mais saudáveis. O presidente do  Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Paulo Zampieri, explica que essa primeira ação da semana  buscou colocar o produtor frente a frente com o consumidor, porque estes são dois públicos muito  importantes por serem agentes difusores da ideia de uma consciência alimentar com produtos mais saudáveis.

Publicidade

Conforme Zampieri, o foco na agricultura familiar se deve ao fato de, no Brasil, em torno de 80% das hortaliças, frutas e feijão virem da agricultura familiar. “A pequena propriedade ainda utiliza insumos oriundos da própria propriedade, como adubo orgânico.” 

A Semana da Alimentação em Santa Cruz é promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Emater/RS-Ascar, e prevê a realização de mais atividades até sexta-feira.

Em debate

Publicidade

A Semana Municipal da Alimentação acompanha a Estadual, e é alusiva ao  Dia Mundial da Alimentação, lembrado em 16 de outubro. Hoje, amanhã e sexta-feira, das 13 horas às 18 horas, e hoje e amanhã, das 8 horas às 11 horas, no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, comunidade, professores, acadêmicos e funcionários irão falar sobre Escolhas alimentares conscientes com a comunidade: alimentos in natura e os minimamente processados. O objetivo é criar uma consciência alimentar e valorizar a chamada “comida da vovó”. Nas atividades serão estimuladas reflexões e ações acerca, também, da importância do produtor rural. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.