Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Bom exemplo

Gostou do capricho na praça? Agradeça ao seu Paulo Roni

Paulo Roni Toledo de Moura tem algumas manias. Adora falar “geralmente”, não gosta de sair da cidade e insiste em ser caprichoso. Rio-pardense radicado em Santa Cruz do Sul,  não pode ver folhas caídas. Garrafas sobre o gramado, então, deixam ele chateado. Na companhia de um kit com vassoura, pazinha e carrinho para depositar o lixo, ele limpa a Praça da Bandeira há 12 anos. E tem orgulho de dizer que a deixa “ó, um brinco”.

Aos 55 anos, seu Paulo já virou patrimônio da praça. Pena que nem todos que o cumprimentam perguntam seu nome. “Tem gente que para e até conversa comigo, mas raramente questionam sobre quem eu sou.” Mas o fato de os pedestres não o conhecerem não parece importar muito. Todo orgulhoso, ele entende a relevância do trabalho e faz questão de deixar a falsa modéstia de lado. “Eu mantenho isso aqui limpo para todo mundo poder aproveitar. Por isso a maioria vem para cá no domingo”, exclama, com um sorriso.

Seu Paulo vive em Linha Santa Cruz e divide uma pequena residência com a mãe, Ieda, e os dois irmãos, Giovana e Luisa. Todos são de Rio Pardo e vieram para Santa Cruz em busca de emprego. À época, meados de 1980, o primeiro a conseguir um trabalho foi outro irmão, seu Santo. Possivelmente você já o viu. Sabe aquele senhor que cuida do banheiro da Praça Getúlio Vargas e curte a brisa após o almoço sentadinho embaixo de uma árvore, na Júlio de Castilhos? É ele. “Foi esse irmão que conseguiu uma vaga pra mim na Prefeitura. Desde então, não saí mais.” O gari da praça tem sonhos modestos. Quer apenas trabalhar mais dez anos para depois  se aposentar. “Eu gosto de Santa Cruz. É uma cidade tranquila. Me faz bem estar aqui.”

Publicidade

Aos fins de semana, aproveita para capinar o pátio da casa – não deixa a habilidade de lado nem nas horas vagas – e ficar um tempo com a família. Às festas, porém, diz que já deu um tempo. “Eu ia, geralmente, assim, em quermesse. Mas agora não vou mais. É bom ficar em casa.”

À moda antiga

Paulo não é fã de tecnologias. Celular ele dispensa e garante que não faz falta. Já com a televisão é mais aberto, mas só gosta de assistir futebol. “Geralmente eu só olho jogo do Inter.” Colorado de coração, o gari aprecia uma conversa sobre futebol e já comemora a alavancada do time para a Série A.

Publicidade

Só sente falta de uma coisa: a camisa do clube. Seu Paulo nunca teve acesso a uma vestimenta do Internacional e diz, um pouco encabulado, que gostaria de receber de presente um fardamento. Mas se engana quem acha que, daí, ele “não tiraria a camisa do couro”. “Não sou muito dessas coisas. Prefiro ser mais discreto.”

Para quem quiser conhecê-lo, basta dar uma passadinha ali na Praça da Bandeira de segunda a sexta. Agora, em turno único, seu Paulo trabalha até as 14 horas. Ele vai adorar uma boa prosa. E se sentir ainda mais valorizado se todos o chamarem pelo nome.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.