Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Casal será multado após abandonar cães adotados em fevereiro

Um casal morador de Santa Cruz do Sul receberá uma multa pesada por ter abandonado dois cães em frente ao Canil Municipal. O caso aconteceu nessa terça-feira, 11, quando os dois chegaram ao canil antes do expediente começar e disseram aos funcionários que queriam devolver os dois cachorros que haviam adotado no inicio deste ano.

“Em fevereiro, eles vieram ao canil, escolheram os dois cães, leram todo o documento e assinaram o termo de responsabilidade”, comenta o médico-veterinário Tiago Alberto Haas Marques, responsável pelo Canil Municipal. Na terça-feira, quando tentaram devolver os cachorros, foram orientados a aguardar a chegada de Marques.

Entretanto, eles tiraram os cães do carro e os deixaram em frente ao canil, fugindo em seguida. Os animais foram recolhidos e examinados. A partir dos microchips instalados neles, foi possível encontrar a ficha de adoção – consequentemente, chegando aos nomes dos culpados pelo abandono. Os animais não possuíam sinais de maus-tratos.

Publicidade

LEIA MAIS: Como funciona a lei contra maus-tratos que tem multa de até R$ 4 mil

Conforme Marques, agora é realizado o processo burocrático pelo ato infracional. “Vai ser feita uma avaliação e um relatório e depois o enquadramento do caso. Somente após o processo é que será aplicada a multa”, informou. O valor, conforme a lei aprovada em junho deste ano, deve ser de 10 Unidades Padrão Monetária (UPMs), o equivalente a R$ 2.860,00. O médico veterinário ressalta, no entanto, que só é possível confirmar o valor após o processo administrativo.

O caso foi divulgado nessa quarta-feira, 12, pela vereadora Bruna Molz, criadora da lei que pune com mais gravidade os casos de abandono ou maus-tratos. “Resolvi compartilhar para as pessoas verem que [a multa] não é brincadeira. O povo só aprende quando dói no bolso”, comentou a vereadora. “Foi uma falta de responsabilidade inaceitável, um absurdo.”

Publicidade

O macho, de porte pequeno, e a fêmea, de grande porte, chamados de Venâncio e Athena, estarão disponíveis para adoção após um período de quarentena. O Canil Municipal está situado na Rua Victor Frederico Baumhardt, 2.581, do Bairro Dona Carlota e está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30, e das 14 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3719-1170.

LEIA TAMBÉM: Cinco meses após agressão e abandono, Opus precisa de uma família

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.