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Ministério Público dá prazo de 20 dias para Vivo melhorar o sinal

O Ministério Público de Santa Cruz deu prazo de 20 dias para a operadora Vivo apresentar melhorias no serviço prestado no município. A medida foi tomada após a queda generalizada no sinal da companhia na região, registrada na manhã desta quinta-feira, 2.

Os serviços ficaram fora do ar por cerca de três horas, entre 11 horas e 14 horas. Durante esse intervalo, os usuários não conseguiam acessar a internet e nem completar ligações. A instabilidade, que atingiu também o serviço de telefonia fixa, foi registrada ainda em municípios como Candelária, Vale do Sol, Vera Cruz, Sobradinho, Lajeado, Rio Pardo e em Encruzilhada do Sul.

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A qualidade dos serviços prestados pela Vivo é alvo de um inquérito aberto pela Promotoria de Defesa Comunitária ainda no ano passado, quando outras situações de instabilidade generalizada foram registrados. Nesta quinta-feira, o promotor responsável, Érico Barin, disse que o episódio é mais um indício de que há carências no sinal da operadora. “A Vivo tem prestado, sim, um serviço deficiente, com muitos espaços de sombra onde não há prestação de serviço ou há com qualidade inferior”, avaliou. 

No despacho, Barin também questiona a empresa sobre a possibilidade de assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), prevendo melhorias no serviço. Se não houver providências por parte da Vivo, a saída, conforme o promotor, será o ajuizamento de uma ação civil pública.

De acordo com o documento, além dessas questões, o MP também diz que não há informações claras e prévias sobre a cobertura dos serviços. Diante disso, o promotor determina que “sempre e previamente a atos de oferta ou venda de serviços de telefonia e/ou acesso a dados de internet da Vivo (Telefônica Brasil S/A), o consumidor seja informado, com clareza, das regiões de cobertura e da existência de sinal na área de sua residência e/ou trabalho.”

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Em nota no fim da tarde, a Vivo informou que ainda não recebeu o ofício do Ministério Público e afirmou que realiza investimentos para melhorar a qualidade dos serviços. “A empresa reforça que faz investimentos contínuos na região para manter a qualidade de seus serviços e aumentar a infraestrutura implantada na cidade. Em 2018, a Vivo ativou três novos sites em Santa Cruz do Sul.”
 

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