Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Combate à dengue

Visitas de agentes também ocorrerão à noite em Santa Cruz

Novas ações de combate à dengue foram anunciadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul na noite desta quarta-feira, 12. Agora, além do trabalho ao longo do dia, agentes de endemias passarão a fazer visitas à noite em residências. A medida foi tomada devido ao grande número de moradores que não se encontram em casa no horário normal de vistoria. Diante disso, a pasta decidiu prolongar as visitações até as 20 horas, mediante agendamento. Os agentes estarão identificados.

Conforme o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a escola de educação infantil Vila Nova, do Bairro Castelo Branco, e a escola Harmonia, do Santa Vitória, foram incluídas na área de risco de dengue e as instituições também receberão repelentes para funcionários e alunos.

O secretário afirma que em todas as instituições consideradas dentro da área de risco, além dos colégios São Luís e Dom Alberto, são realizados treinamentos e ações de combate à doença. Alunos da escola Belvedere chegaram a realizar um mutirão de limpeza pelo bairro. “A situação é séria. A população precisa ajudar. Temos que proteger quem gostamos. O uso de repelente é recomendado pela Secretaria de Saúde”, comentou Régis.

Publicidade

Até agora, 59 casos foram notificados em Santa Cruz. Desses, 14 foram confirmados e 33 aguardam resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Outras ações

Força-tarefa: uma nova força-tarefa para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti será realizada em Santa Cruz no sábado, 15. A ação contará com o apoio do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB). Desta vez, os trabalhos serão nos bairros Avenida e Universitário. A concentração será na escola Luiz Schroeder. Os detalhes serão divulgados na sexta-feira, 14. 

Publicidade

Inseticidas: conforme a Secretaria de Saúde, o Estado confirmou que irá emprestar três máquinas para que o município aplique inseticida nas áreas de risco. Além disso, diante da falta do Malathion, que é autorizado pelo Ministério da Saúde, um novo nome de produto será indicado para que a Prefeitura compre ainda esta semana. 

Treinamentos: a Prefeitura também irá realizar treinamentos de combate à dengue em empresas com um grande número de funcionários. Nesta quinta-feira, 13, as atividades ocorrerão na Dupont Distribuidora, a partir das 13h30.

Atendimentos: na manhã desta quarta-feira, 12, uma reunião foi realizada para alinhar o fluxo de atendimentos e notificações em tempo real, para que a Prefeitura possa incluir a área de residência do paciente e iniciar as ações de combate.; 

Publicidade

Cemitérios: de acordo com a secretaria, cemitérios particulares de Santa Cruz do Sul também foram notificados.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.