Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

1ª Semana do Lixo Zero destinou 3,5 toneladas de resíduos

Foto: Divulgação

Evento contou com rodas de conversa entre outras ações

A 1ª semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul, realizada entre 18 e 27 de outubro, terminou com ótimos resultados. Essa é a avaliação da embaixadora Lixo Zero no município, Débora Leonhardt da Silva. “Para uma primeira edição tivemos o envolvimento de um grande número de pessoas, empresas e entidades interessadas na temática. Certamente teremos ainda mais adesões em 2020”, afirma Débora.

Conheça os principais resultados da 1ª Semana Lixo Zero Santa Cruz do Sul:
8 voluntários na organização
37 voluntários envolvidos no desenvolvimento das ações da programação oficial
22 ações na programação oficial
42 ações indiretas
24 parceiros
12 instituições engajadas
7200 pessoas envolvidas nas atividades
500 quilos de resíduos destinados nas ações indiretas realizadas pelas instituições engajadas
16,50 quilos de resíduos coletados na limpeza da trilha no Parque da Gruta
1.340,00 quilos de resíduos coletados na limpeza de área degredada junto à Usina de Triagem
1.686,5 quilos de tampinhas plásticas coletadas na Oktoberfest
Distribuição de 100 sacolas de pano, 100 copos reutilizáveis e 100 lixeiras de carro feitas de lonas usadas

Débora, que também é engenheira ambiental, aponta que o desafio agora é manter viva essa consciência sobre a correta destinação do lixo. “Todos os dias podemos fazer escolhas que não agridem o planeta e o meio ambiente, começando pela nossa casa, com a correta separação de resíduos”, diz Débora. Segundo ela, em Santa Cruz do Sul estima-se que cerca de 80% do que estamos mandando para o aterro poderia ser reaproveitado de outra forma. “Apenas 20% é realmente rejeito. Temos aí uma grande margem para trabalhar e uma oportunidade de mudar efetivamente esse panorama, diminuindo custos que são de alguma forma pagos por todos nós contribuintes, afinal, o aterro é mantido e pago pela mesma comunidade que não destina corretamente o seu lixo”, ressalta Débora.

Publicidade

SAIBA MAIS
Ser lixo zero significa reduzir ao máximo a geração de resíduos. Mas, em caso de geração, deve-se promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem (resíduos orgânicos). Apenas o que não for reciclável ou compostável (como o lixo do banheiro, por exemplo) deve ser encaminhado para a coleta do lixo comum, ou seja, enviado para o aterro sanitário. Sabemos que o espaço para a construção de aterros não é infinito e, por isso, é preciso pensarmos em uma solução que contemple as próximas gerações. A Semana Lixo Zero acontece simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras, organizadas por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa. Para saber mais sobre as atividades em Santa Cruz do Sul, basta seguir o instagram @lixozeroscs.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.