Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tradição

Torneio pretende integrar as comunidades dos imigrantes

Foto: Cristiano Silva

Representantes das equipes do 1º Torneio da Imigração participaram da reunião de organização do certame, nessa quarta-feira

Já imaginou assistir a uma partida de futebol entre Fingerhut e Rio Thal? Ou um clássico entre Alte Pikade e Neue Pikade? Com o objetivo de homenagear as primeiras comunidades que deram origem ao município, a comissão organizadora dos festejos dos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul irá promover o 1º Torneio da Imigração.

As equipes de localidades que possuíam nomes originais em alemão irão utilizá-los na competição. Entre as já confirmadas estão Linha Santa Cruz (Alte Pikade), Rio Pardinho (Neue Pikade), Monte Alverne (Rio Thal), Linha Pinheiral e Boa Vista. Outras, como Linha Sete de Setembro (Fingerhut), Sinimbu e Vale do Sol, ainda estão verificando a disponibilidade na data.

Na primeira reunião entre os representantes dos times confirmados no certame, realizada na noite de quarta-feira, na sede do Rotary Club Santa Cruz do Sul Cidade Alta, ficou definido que os atletas deverão ter acima de 30 anos e, obrigatoriamente, fazer parte das comunidades em disputa. “Também haverá a possibilidade de haver três atletas mais novos nas equipes, que só poderão atuar se o pai também estiver jogando”, ressalta um dos organizadores do torneio, Paulo Trinks. Se o pai for substituído, só poderá sair para dar lugar a outro atleta veterano, e não a um jogador jovem.

Publicidade

“O objetivo é confraternizar e recuperar um pouco da nossa história. O esporte faz parte disso e queremos plantar uma semente para manter essa tradição viva”, comenta Trinks. O 1º Torneio da Imigração está confirmado para ocorrer na tarde de 14 de dezembro no Estádio do Imigrante, em Linha Santa Cruz. À noite, haverá jantar e premiação às equipes. Uma ação solidária está sendo cogitada pela organização. Na próxima quarta-feira, uma nova reunião irá confirmar oficialmente os times participantes e os detalhes do regulamento.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.