Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Doce sabor

Santa-cruzense brilha como chef confeiteiro

Foto: Divulgação

Alisson vai participar de um evento com os melhores confeiteiros do Brasil. Ele dará uma aula para uma plateia com 400 pessoas

O chef confeiteiro santa-cruzense Alisson Nazzi, de 29 anos, vai participar da terceira edição do SugarCake Show na UniRitter, em Porto Alegre, neste sábado e domingo. O evento de confeitaria terá a presença de 26 profissionais brasileiros. Cada um apresentará uma aula para a plateia, estimada em 400 pessoas.

Além do público interessado em aprender, empresários do setor participam com o intuito de conhecer as principais tendências. Alisson estará no SugarCake com o patrocínio da Gramado Injetados, empresa de moldes e formas em policarbonato para chocolate.

Alisson Nazzi chegou a ter sua própria doceria em Santa Cruz há cinco anos. Depois foi para três temporadas no Ingleses Praia Hotel, em Florianópolis, onde comandou a cozinha com outros 20 colegas. Quando retornou a Santa Cruz, passou a ensinar técnicas de confeitaria e patisserie em casa. A primeira aula teve 40 alunos. Na sequência, contratado pela Chocolates Harald, ele começou a viajar para dar cursos aos cerca de 30 clientes. Alisson mantém parcerias com outras nove empresas.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa-cruzense Alisson Nazzi participa do SugarCake Show

Neste ano, foi um dos cinco chefs mais lembrados do Estado em votação da revista Sabores do Sul. Na segunda edição do SugarCake Show, a aula que ele ministrou, de 50 minutos sobre macarons, um doce francês, foi considerada a melhor pelo público. Em casa, Alisson montou um centro técnico para ministrar até quatro cursos por ano, nos intervalos entre os seus compromissos fora.

Alisson ministra aulas na Casa do Confeiteiro, em Santa Cruz, uma vez por mês. Também há um profissionalizante, oferecido pelo chef, com módulos básico e avançado em uma escola de Lajeado. Em julho deste ano, o santa-cruzense esteve em estandes da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business (Fipan), em São Paulo.

Publicidade

Uma trajetória de determinação e esforço

Alisson Nazzi vem de uma família humilde, com seis irmãos e uma irmã. O pai trabalhava em Porto Alegre e a mãe era dona de casa. Aos 12 anos, ao ver um dos irmãos com as mãos ásperas do trabalho como servente de pedreiro, ele pediu auxílio à tia confeiteira e passou a fazer bombons para vender na escola. Em pouco tempo, ganhava mais do que o irmão. Aos poucos, começou a aprender técnicas e a trabalhar juntamente com a tia.

A carreira começou em 2004, quando Alisson desenvolveu-se profissionalmente ao fazer cursos especializados. Atualmente, produz bolos, doces finos, modelagens, cupcakes e trabalhos em chocolateria.
Para Alisson, o chef confeiteiro precisa ser original para se diferenciar no mercado. “Todos têm uma base, mas é importante inovar. Utilizar novos ingredientes, desenvolver as técnicas”, indica. As principais inspirações são a paulista Simone Izumi e a russa Nina Tarasova.

Publicidade

Alisson trata de desmistificar o glamour em torno da profissão. Ele adverte que é uma área de alta exigência. “Precisa trabalhar no fim de semana. Tem que ter amor pela confeitaria. É fundamental oferecer coisas boas aos clientes. As pessoas vão procurar quem é melhor.” Neste mês, ele começa a gravar 12 episódios para um programa que será exibido em um canal fechado e na internet.

Excursão

Para quem é de Santa Cruz do Sul, a equipe do Alisson Nazzi está organizando uma excursão para facilitar o acesso das pessoas interessadas em visitar o evento. Mais informações através do telefone (51) 99707 4762.

Publicidade

LEIA MAIS: Confeiteiro santa-cruzense será destaque em congresso nacional

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.