Contra o coronavírus 22/05/2020 10h36 Atualizado às 15h43

Imply Saúde irá auxiliar no retorno das aulas presenciais da Unisc

Sistema funciona para ajudar no controle e acessos e movimentação de pessoas

A Imply tecnologia de Santa Cruz do Sul firmou uma parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para o uso do aplicativo Imply Saúde na instituição. A parceria foi formada na manhã desta sexta-feira, 22, junto a reitoria da universidade.

Conforme o presidente da Imply, Tironi Paz Ortiz, a Unisc será a primeira instituição a utilizar o sistema que funciona para o gerenciamento de informações e controle de público, para agilizar o cuidado para disseminação do novo Coronavírus. “Ajustamos o sistema para que a Unisc utilize o Imply Saúde, para que cada bloco tenha o controle dos seus alunos, professores e funcionários”, explicou.

O sistema gera mapa de calor, com número de pessoas em determinadas áreas do campus, sobre a concentração de público, estado de saúde e atividade, em tempo real. “A Unisc dá um passo importante para a tomada de decisões em uma situação tão delicada como essa”, disse Ortiz.

LEIA TAMBÉM: Sistema da Imply irá auxiliar empresas, cidadãos e Prefeitura

O sistema Imply Saúde ajudará a oferecer segurança para quando os alunos da Unisc retornarem às aulas presenciais nos campi da instituição. “Para a Unisc é um prazer enorme poder estreitar essa parceria em um momento como esse. Estamos fazendo aqui convênio de tecnologia para monitorar a Covid-19 dentro e fora da universidade”, comentou a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

A reitora salienta que a segurança é fundamental para a volta dos alunos ao ensino presencial. “Todos os dias os reitores das universidades se questionam, de como será o nosso retorno. São mais de 7,5 mil pessoas circulando na universidade. Ainda não se sabe como voltaremos, com 20 a 30%, talvez no segundo semestre retornaremos com mais alunos”, destacou Carmen Lúcia.

A reitora revela que a intenção da Unisc é retomar as atividades de estágio e práticas, assim que possível. Segundo ela, a decisão depende de decretos federais, estadual e do município, além do andamento da doença na região. A expectativa é de retorno no mês de junho, encerrando o primeiro semestre durante o mês de agosto. O segundo semestre de 2020 deverá começar mais tarde, com a possibilidade de avançar sobre o mês de janeiro de 2021. “Muitos professores e alunos não irão voltar de forma imediata, pois as aulas vão continuar no modo on-line. Este campus precisa ter os alunos de volta, nós faremos isso de forma segura”, complementou Carmen Lúcia.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Unisc forma 33 alunos em solenidade drive-thru

Todos os alunos, professores e pessoas da comunidade que ingressarem na Unisc terão que fazer o chek-in, informando a entrada no campus e a saída, com o chek-out. “São exigências do decreto municipal, para a coleta de dados do trânsito de pessoas dentro do campus. Não será um monitoramento, mas sim, um controle de acesso para a segurança”, confirmou o presidente da Imply. O direito de ir e vir permanece, apenas será usada tecnologia para o monitoramento.

A estimativa é na próxima semana começar a instalação do sistema e que até 15 de junho, o sistema comece a funcionar para funcionários. A partir do segundo semestre, todos os alunos deverão estar utilizando o aplicativo Imply Saúde.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS