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COMBATE AO CORONAVÍRUS

Sistema da Imply irá auxiliar empresas, cidadãos e Prefeitura

Foto: Maria Regina Eichenberg

Sistema foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 30

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Imply Tecnologia apresentaram na manhã desta quinta-feira, 30, uma novidade que deve auxiliar empresas, cidadãos e Prefeitura no combate ao novo coronavírus no município. A plataforma Imply Saúde contará com recursos de monitoramento de funcionários e clientes de estabelecimentos comerciais, cadastro dos cidadãos e dados importantes para as autoridades de saúde.

A plataforma tem como objetivo criar uma rede de informações, com dados confiáveis em tempo real, que facilitam e agilizam a tomada de decisões por parte do poder público. O sistema permite identificar possíveis focos de contaminação pela Covid-19 com antecedência, auxiliando as autoridades locais a adotar medidas que possam reduzir a transmissão do vírus.

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O sistema deve contar com três vertentes: para estabelecimentos, para gestão (poder público) e para os cidadãos. Os acessos dos dois primeiros grupos poderão ser feitos pela internet, sem necessidade de instalação de aplicativo, enquanto os cidadãos podem acessar o sistema apenas por meio de um app – que estará disponível para Android e iOS, conforme a Imply.

O acesso das empresas terá usuário e senha e o cadastro poderá ser feito com validação do CNPJ pelo próprio estabelecimento. No sistema, as empresas poderão registrar a entrada e saída de cada cliente, cadastrando as informações obrigatórias de nome, CPF e outros dados, ou por meio de QR Code (caso o cliente tenha feito o cadastro no app disponível para os cidadãos). Assim, não só o monitoramento da circulação dos santa-cruzenses é melhorado como o próprio estabelecimento pode manter um controle maior da movimentação na empresa.

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O mesmo sistema, para estabelecimentos, permitirá às empresas registrar a entrada e saída dos funcionários, respeitando a obrigatoriedade de verificar a temperatura de cada empregado e informando este dado no próprio aplicativo. O acesso do funcionário será permitido caso ele não apresente febre, mas será negado se a temperatura atingir o patamar indicado no sistema durante o cadastro. A plataforma ainda emite alertas às empresas que receberam pessoas infectadas, para pessoas impedidas de acessar o estabelecimento e do acesso autorizado ou negado para cada cliente.

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A plataforma utilizada pelo poder público, de gestão, também poderá ser acessada online, sem necessidade de instalar aplicativo. O acesso ao sistema também é seguro e protegido por usuário e senha, com diferentes níveis de acesso. Na plataforma, será possível realizar o cadastro de status de pessoas em quarentena, pessoas infectadas ou recuperadas e grupo de risco.

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A gestão também terá disponíveis centrais de monitoramento, apresentando informações como a movimentação total do dia, a quantidade de estabelecimentos e de cidadãos cadastrados e os últimos acessos realizados. Conforme a Imply, essas informações permitem a otimização da aplicação de testes da Covid-19, para pessoas com maior propensão a estarem contaminadas, identificando estabelecimentos com maiores aglomerações, por exemplo.

Também estará disponível ao poder público uma ferramenta de análise que “refaz” os passos de um cidadão nos últimos dias, informando os locais e as pessoas com quem ele manteve contato. O sistema ainda dispõe de relatórios dos estabelecimentos e mapa de calor, que apresenta de forma visual a concentração de pessoas nos estabelecimentos em tempo real, alertando as autoridades sobre possíveis descumprimentos do decreto municipal de calamidade pública.

Aos cidadãos

Os santa-cruzenses que quiserem ter o acesso facilitado aos estabelecimentos também terão o sistema disponível, mas por meio de um aplicativo, para Android e iOS. Na plataforma, os cidadãos poderão realizar um cadastro, informando os dados necessários, que irão gerar um QR Code. A partir deste código, o acesso a estabelecimentos poderá ser mais ágil, já que a empresa não precisará solicitar todas as informações na entrada – o cliente só precisa apresentar o QR Code, que será escaneado pelo estabelecimento. No mesmo app será possível fazer o envio de denúncias e acessar informações de contato fornecidas pelo município.

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