Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Região vai recorrer da bandeira vermelha

A décima rodada de atualização do modelo de distanciamento controlado, feita no final da tarde dessa sexta, 10, colocou Santa Cruz do Sul e os demais municípios do Vale do Rio Pardo na bandeira vermelha. A quantidade de casos ativos de Covid-19 aumentou e foi o indicador responsável pelo agravamento da situação.

Para discutir a atual situação e alinhar as ações para os próximos dias, os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) estarão reunidos através de videoconferência na manhã deste sábado, 11. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na noite de dessa sexta-feira, o presidente do Cisvale e prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares (PP), disse que a questão tem de ser debatida. “Os recursos precisam ser encaminhados por cada Prefeitura. Nem o Cisvale, nem a Amvarp têm autonomia para fazê-lo.”

LEIA MAIS: Entenda como é a ocupação dos leitos de UTI na região

Publicidade

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul também se manifestou. A nota da entidade classifica como “trágica” a possibilidade de um novo fechamento do comércio, enfatiza que todos os protocolos têm sido observados e pede que a Prefeitura realize os esforços necessários para reverter a situação.

LEIA MAIS: Região de Santa Cruz fica em bandeira vermelha no mapa preliminar

Além da Região 28, que inclui Santa Cruz, outras oito também evoluíram para a classificação vermelha: Taquara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim e Cachoeira do Sul. A decisão, entretanto, não é definitiva. Os municípios terão até a manhã deste domingo, 12, para apresentar recurso, que será analisado pelo Gabinete de Crise. Na segunda-feira, 13, a definição para o restante da semana será anunciada pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Publicidade

A Prefeitura de Santa Cruzz informou que vai recorrer contestando a decisão, a fim de manter as regras da bandeira laranja. “Determinei ao secretário de Saúde, Giovani Alles, e a sua equipe, bem como à procuradora Tricia Schaidhauer, que preparem o recurso para o governo do Estado. Estivemos reunidos após recebermos a comunicação da troca de bandeira, preparando o recurso, que deve ingressar neste sábado, no início da tarde”, informou o prefeito Telmo Kirst.

LEIA MAIS: Bandeira vermelha se deve, principalmente, à situação na macrorregião e no Estado

Caso a bandeira vermelha permaneça, a população terá de se adaptar a uma nova realidade, semelhante àquela vivida nas primeiras semanas da pandemia. Setores do comércio e dos serviços terão limitações ainda mais rígidas nas normas de funcionamento. Os não essenciais ficarão restritos ao comércio eletrônico, à telentrega e ao drive-thru.

A explicação para a piora na classificação da região está na macrorregião dos Vales e também no cenário geral do Estado. Os indicadores de velocidade no avanço da doença e de hospitalizações melhoraram, bem como não houve registro de óbitos ao longo desta semana no Vale do Rio Pardo. Mesmo não tendo moradores internados com confirmação ou suspeita de Covid-19 nos hospitais do município, Santa Cruz integra a Região 28 e, por causa da situação regional e estadual, também ficará sob maiores restrições.

Publicidade

Ainda que a bandeira vermelha permaneça, oito dos 13 municípios poderão permanecer sob as normas da classificação laranja, em função da chamada regra 0-0. Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde e Vera Cruz não registraram hospitalizações nem óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias e, portanto, poderão adotar os protocolos da laranja.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.