Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUMICULTURA

Por dentro da safra: começa o plantio do tabaco

Foto: Giovane Weber

Chuva causou muitos estragos na região, mas, por outro lado, permitiu recomposição completa dos níveis dos reservatórios de água

Olá, pessoal! Tudo bem? Nesta terça-feira, dia 14 de julho, iniciamos aqui na propriedade oficialmente o plantio de tabaco da safra 2020/21. Como havíamos comentado em edições anteriores, a intenção era começar o plantio por volta de 20 de julho. Mas a combinação do crescimento das mudas nas bandejas, nos canteiros, com a previsão de tempo para esta semana nos levou a antecipar o transplante.

Curiosamente, este é um ano que nos faz concluir que nada nunca pode ser projetado ou planejado com muita antecedência na agricultura. Não adianta; o que comanda tudo é o comportamento do clima. Prevendo que seria um ano atípico por causa da estiagem em abril e ainda em maio, adiamos por oito dias a semeadura em relação ao ano passado, para poder, conforme nossos planos, começar a plantar na segunda quinzena de julho. Pois a combinação de chuva com dias quentes fez com que as mudas viessem muito rápido, e assim, mesmo tendo semeado uma semana mais tarde, agora iniciamos o plantio seis dias antes do que em 2019.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: as mudas de tabaco estão prontas para o plantio

Publicidade

POR DENTRO DA SAFRA | Começa o plantio do tabaco. Apesar da semeadura mais tarde, condições meteorológicas fizeram com que plantio fosse antecipado

Posted by Portal GAZ on Tuesday, July 14, 2020

A meta é finalizar semana que vem

Pela previsão do tempo para esta quarta e o restante da semana, pretendemos fazer o plantio de 10 mil mudas, tarefa que vamos finalizar na manhã desta quarta. Então, iremos interromper a atividade porque há novamente previsão de chuva, com frio, para que no fim de semana a temperatura aumente de novo. A meta é retomar o plantio na segunda-feira, no dia 20, para então concluir o transplante desta safra na semana que vem.

Publicidade

Com a chuva, os açudes ficaram cheios

Ficamos consternados com os estragos causados pelas fortes chuvas no último final de semana em localidades do interior de Venâncio Aires, principalmente as localizadas ao longo do Rio Taquari, como foi o caso de Mariante. Tantos transtornos para as famílias, que perderam muitos bens, e também para a agricultura e os animais. No entanto, para os lugares situados em áreas altas, a chuva acabou permitindo a recomposição completa de açudes e reservatórios. O nosso açude aqui em casa, como mostra a foto acima, ficou cheio. Depois de ter ficado quase seco ao longo da estiagem, agora finalmente está de novo com 100% de sua capacidade.

Esta terça é o Dia da Juventude Rural

Publicidade

Não poderíamos deixar de fazer uma referência importante: nesta quarta-feira, 15 de julho, comemora-se o Dia Estadual da Juventude Rural, por lei estadual de 1999. Por isso, deixamos aqui nossas felicitações a todos os jovens, homens e mulheres que tomaram a decisão de seguir no meio rural e apostar na produção agrícola ou pecuária para obter o seu sustento e realizar-se e realizar seus sonhos.

Preparei um pequeno vídeo, editado pelo meu colega Alan Toigo, com depoimentos de três casais que tomaram a decisão de ficar no interior. Eles gravaram o depoimento e o enviaram. São eles: Diego Jardel Mueller e Carine Inês Gorck; Danrlei Jean Frantz e Camila Dores Lopes; e Marco Dorfey e Patrícia Dorfey. Em nome deles, parabenizo a todos os jovens que tomaram essa decisão e ainda a todos os que certamente seguirão esse exemplo, no Estado e no País. É com a energia dos que seguem no campo, produzindo alimentos e matérias-primas, que se promove o progresso do Brasil.

LEIA MAIS: Mais de 600 mil toneladas de tabaco já foram entregues

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.