Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVENÇÃO

Prefeitura adota regras da bandeira vermelha para Rio Pardo a partir de quarta

Foto: Marília Nascimento

A Prefeitura de Rio Pardo confirmou na noite desta segunda-feira, 20, que vai adotar as regras da bandeira vermelha, do modelo de distanciamento controlado do Estado, a partir de quarta-feira, 22. Isto significa que o comércio que não é considerado essencial vai ter de operar com portas fechadas, vendendo apenas por telentrega, drive-thru ou pegue e leve. Restaurantes e lanchonetes também terão suas vendas restritas a estas modalidades.

A administração da Cidade Histórica já havia afirmado que não apresentaria recurso próprio à bandeira vermelha, indicada para toda a região no modelo do governo estadual, na sexta-feira. E não o fez, por entender que não tinha argumentos técnicos para tal pedido. A Prefeitura de Rio Pardo apenas assinou o apelo encaminhado regionalmente, como apoio aos demais municípios. Nesta segunda, o governo do Estado aceitou o recurso da região, que se manteve na bandeira laranja.

LEIA MAIS: Governo acata recurso e mantém região na bandeira laranja

Publicidade

Rio Pardo tem, até as 18h30 desta segunda-feira, 20, 99 casos de Covid-19 confirmados, dos quais oito foram fatais. Há dez pessoas hospitalizadas e 39 em isolamento domiciliar. Outras 42 já se recuperaram. A Prefeitura acompanha ainda 37 casos suspeitos, dos quais seis estão internados.

“O vírus já é uma realidade que está dentro dos nossos lares. A equipe de retaguarda da saúde também está sendo atingida. Nove profissionais de saúde já se contaminaram e isto também reflete no atendimento à comunidade, pois os que permanecem na linha de frente de trabalho estão ficando sobrecarregados. Nosso posicionamento é para que vidas sejam salvas”, relatou o secretário municipal de Saúde, Volnei Jost.

O secretário também destacou que os números relacionados à pandemia em Rio Pardo encontram-se em uma crescente. “Em uma semana dobramos o número de positivados e tivemos três óbitos”, disse o secretário Volnei. Além do surto em duas unidades de uma casa geriátrica, há registros de infectados pelo novo coronavírus em quase todos os bairros da cidade e em algumas localidades do interior.

Publicidade

LEIA MAIS: Há registros de Covid-19 em quase todos os bairros de Rio Pardo; veja distribuição

“Nesta terça-feira será aberta a ala destinada para pacientes com Covid-19 no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, mas infelizmente ela já está com sua capacidade de acolhimento esgotada, devido ao grande número de pacientes que necessitam de internação”, informou Jost.

Em reunião nesta segunda-feira, a prefeita Rosane Rocha reconheceu, a representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), o esforço que os comerciantes vêm fazendo para cumprir as normas de atendimento. “O comércio nunca foi e nunca será o problema. Mas precisamos, de uma vez por todas, evitar a aglomeração de pessoas andando nas ruas”, enfatizou. “Nada será fechado, apenas restrito a novas modalidades de atendimento”, acrescentou Rosane.

Publicidade

LEIA MAIS:
Santa Cruz registra 19 novos casos de coronavírus
Saiba o que muda se a bandeira vermelha for confirmada na região

Medidas serão rediscutidas na próxima segunda-feira

O Decreto Municipal que entra em vigor nesta quarta-feira, 22, pode ser revisto, caso sejam percebidos efeitos positivos na primeira semana. Segundo o Comitê Operativo de Emergência (COE) de Rio Pardo, um novo encontro previsto para segunda-feira, 27, avaliará os números para discutir a manutenção ou revisão das medidas restritivas.

Publicidade

>>> Veja a íntegra do decreto da Prefeitura de Rio Pardo

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Pardo

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.