Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OTIMISMO

Dia dos Pais deve alavancar vendas do comércio em 10%

Foto: Rafaelly Machado

O segundo domingo de agosto, quando se comemora o Dia Dos Pais, é o momento para demonstrar carinho e afeto e para presentear, como forma de agradecimento, aqueles que tanto amamos. Mesmo com as incertezas provocadas pela pandemia, a data, que é uma das mais importantes do segundo semestre para o comércio, traz expectativas positivas aos lojistas. Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul e região, entre os dias 3 e 7 de agosto, apontou que 26,5% dos 348 sócios da entidade esperam um aumento nas vendas em relação a períodos anteriores deste ano. No geral, a maioria estima um crescimento de até 10%, mas alguns setores preveem retração de até 50%.

O presidente da CDL Santa Cruz, Márcio Farias Martins, destacou que mesmo com a crise os lojistas esperam um leve aumento nas vendas no período. “Segmentos mais voltados para esta data devem ter um desempenho melhor. Os demais ainda revelam pessimismo em relação à pandemia e ao momento que estamos vivendo”, observou. Da mesma forma, o presidente do Sindilojas do Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, afirmou que as condições climáticas favoráveis e as promoções têm contribuindo para aumentar as vendas em relação aos messes anteriores. “A expectativa é grande, o tempo bom está nos ajudando muito. E por ser uma data que coincide com o pagamento de salário de muitas pessoas, mais as grandes promoções em decorrência da troca da estação, acreditamos chegar bem próximo ao patamar do ano passado”, disse.

LEIA TAMBÉM

Pesquisa da CDL indica que 43% dos lojistas esperam alta nas vendas de Dia dos Pais
Eu, Gourmet: o espaguete com frutos do mar do Dia dos Pais!
Dia dos Pais é aposta do comércio para retomar as vendas em Santa Cruz

Spode afirmou que entre os produtos mais procurados estão os do setor do vestuário e calçadista. “Tudo nos leva a crer que mesmo com as restrições, a maior procura é por roupas e calçados. Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos também estarão entre os itens adquiridos.” Neste sábado, o comércio funcionará até as 17 horas.

Publicidade

Lojas apostam em condições especiais e nas promoções

Às vésperas do Dia dos Pais, comerciantes apostam em promoções e condições especiais nas vendas de última hora para ganhar fôlego e retomar a movimentação dos negócios, já que em outras datas importantes, como Páscoa e Dia das Mães, o faturamento foi prejudicado.

A gerente da loja da Afubra, Nadia Rohr, afirmou que a expectativa é grande. “O Dia dos Pais é uma das melhores datas para o comércio. Perde apenas para o Natal. Todos os anos procuramos aumentar nossa linha de produtos especiais para presenteá-los”, disse. “Nos últimos anos temos observado que os pais estão cada vez cozinhando mais. Eles também procuram por facas e acessórios de cozinha, que são ótimas opções de presente.”

Publicidade

Dentre as sugestões de presentes que podem ser encontradas no bazar da Afubra está a linha de gamelas, facas, copos de cerveja e utensílios para a preparação do churrasco. O parcelamento pode ser feito em até seis vezes sem juros. No setor de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, a loja tem variedade de produtos e neste sábado estará com uma condição especial em toda a linha de som e imagem. O pagamento pode ser em até dez vezes sem juros.

Manutenção dos protocolos

Diante do aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos 30 dias, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Cruz e integrante do Comitê de Emergências, Rosemari Hofmeister, ressaltou que os protocolos previstos no decreto devem ser mantidos. “Algumas pessoas relaxaram um pouco nas questões de usar a máscara de proteção, fazer a higienização com uso de álcool em gel e seguir os protocolos respiratórios, além de evitar aglomerações”, disse. “Vemos muita gente compartilhando o chimarrão com pessoas que não residem na mesma casa.”

Publicidade

Rosemari também enfatizou o aspecto do horário específico para atendimento das pessoas do grupo de risco. “Elas devem aproveitar o horário de liberalidade que lhes é permitido e evitar aqueles momentos de maior fluxo. Acredito que isso também seja uma questão de bom senso com os demais.” O horário diferenciado para atendimento dos grupos de risco no comércio é das 8h30 às 9h30. Nos supermercados, das 8 horas às 9h30.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.