Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Confira como ficam os serviços no feriado da Independência

Foto: Alencar da Rosa

Segunda-feira será feriado da Independência, dia de celebrar a proclamação do príncipe regente Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga, há 198 anos, quando o Brasil deixou de ser parte da colônia portuguesa. Em Santa Cruz do Sul, os serviços sofrerão alterações por causa do feriado.

Os mercados farão horário de domingo. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) do Vale do Rio Pardo e Taquari, hipermercados, supermercados, minimercados e armazéns que cumprem as cláusulas previstas na Convenção Coletiva de Trabalho estão autorizados a abrir no período da manhã, até meio-dia. Depois, podem reabrir das 16 às 21 horas.


O presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e região, Afonso Schwengber, afirma que os supermercados e similares devem estar em dias com as contribuições pagas aos sindicatos patronal e dos trabalhadores, conforme previsto em convenção coletiva, para que possam abrir as portas com utilização de mão de obra laboral. Para quem não cumprir a determinação, está prevista a cobrança de multa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Agências da Caixa em Cachoeira e Venâncio abrem neste sábado

Os bancos não abrirão na segunda-feira. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas com vencimento no dia 7 poderão ser pagas na terça-feira, sem acréscimo de multa ou juros. Serviços podem ser realizados por aplicativos no celular, internet banking e caixas eletrônicos.

O Shopping Santa Cruz terá funcionamento da praça de alimentação das 11 às 21 horas, e a abertura das lojas será facultativa. No Shopping Germânia, a praça de alimentação funcionará das 10 às 19 horas, enquanto as lojas também abrirão de forma facultativa.

Publicidade

Os ônibus do Consórcio TCS circularão nos horários específicos de domingos e feriados. A consulta pode ser realizada no site da empresa.

Os clientes da RGE poderão acessar canais de atendimento com o aplicativo, site, SMS com o Seu Código (presente na fatura de energia) para o número 27350 ou Central de Atendimento, pelo 0800 970 0900. Já em caso de problemas no fornecimento de água, o número do plantão é o 0800 646 6444. Outra alternativa é baixar o aplicativo da Corsan no celular. As agências dos Correios e as lotéricas também estarão fechadas nesta segunda-feira.


Prefeitura

Publicidade

Em virtude do feriado, a Prefeitura informa que o Programa Portas Abertas e as farmácias Três Coqueiros, da Zona Sul, Municipal, do Estado e Miguel Weiss não terão atendimento. O Hospital de Campanha continuará com funcionamento 24 horas, assim como o Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz, o Hospitalzinho e a UPA do Bairro Esmeralda. Em caso de emergências, deve-se acionar o Samu pelo telefone 192.Funcionarão em regime de plantão o setor de transportes da Saúde, o Centro Materno Infantil (Cemai), o Caps AD, o Albergue Municipal, os abrigos feminino e masculino e o Conselho Tutelar.

Quanto ao recolhimento de lixo, a coleta convencional será feita normalmente, bem como a de materiais recicláveis pela Coomcat. Não haverá, no entanto, a varrição manual das ruas nesta segunda-feira. Já a fiscalização de trânsito vai trabalhar normalmente. As feiras rurais não estarão abertas.

LEIA TAMBÉM: MetSul alerta para possibilidade de temporais no fim de semana

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.