Santa Cruz 12/09/2020 18h35

Alex Knak é oficializado candidato a prefeito em convenção do MDB

Atual vereador vai fazer dobradinha com Fabiano Dupont, indicado pelo PSB

Em convenções virtuais neste sábado, 12, MDB, PSB e PDT aprovaram por unanimidade a coligação que será representada pela dupla Alex Knak e Fabiano Dupont na disputa pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Com isso, Alex, que atualmente é vereador pelo MDB, torna-se o segundo candidato a prefeito já oficializado para a eleição de 15 de novembro. O PSL ainda está em convenção, mas também irá integrar o grupo.

Ao lado de Fabiano e do presidente do PDT, o vereador Bruno Faller, Alex recebeu a reportagem da Gazeta do Sul em sua residência no Loteamento Avifauna logo após o encerramento da convenção emedebista. Na entrevista, destacou a atuação decisiva de Faller, de quem é próximo na Câmara, na articulação que levou à criação da frente. “Ele foi o construtor dessa grande coligação”, disse.

LEIA TAMBÉM: Oficializado, Carlos Eurico promete fim dos conchavos

Tanto Fabiano, que foi terceiro lugar na eleição de 2016, quanto Faller também haviam lançado pré-candidaturas a prefeito, mas abriram mão para formar o bloco, que pretende se apresentar na campanha como uma alternativa à tradicional polarização entre progressistas (hoje divididos entre o PP e o PSD do prefeito Telmo Kirst) e o PTB. “Tivemos que deixar a vaidade um pouco de lado e pensar em um projeto maior para a cidade. E a pessoa que mais construiu capilaridade, que trabalhou 24 horas nos últimos quatro anos, foi o Alex”, disse Fabiano. Na mesma linha, Faller alegou que o recuo em relação à pré-candidatura se deu para evitar uma “pulverização de ideias semelhantes” e garantir a construção de um projeto viável.

Em um cenário com pelo menos sete candidaturas, muitas das quais de pessoas da nova geração da política local, Alex, que é ativo em redes sociais, aposta no discurso pró-renovação combinado à sua experiência como secretário municipal de Transportes no primeiro mandato do governo Telmo e como vereador. “Sabemos que os desafios serão grandes. Vamos enfrentar partidos tradicionais que estão se alternando no poder há 40 anos. Mas tenho certeza que temos capacidade de gerir a cidade. Queremos mostrar à cidade que estamos preparando”.

LEIA TAMBÉM: Eleição de 2020 deve ser a mais disputada da história

Um dos focos da campanha será a retomada do desenvolvimento econômico no período pós-pandemia, por meio da atração de investimentos e da desburocratização. “Após um momento crítico, temos que apresentar o nosso município para investidores e facilitar a vida dos empreendedores”, falou.

Antes de Alex, o Novo já havia homologado em convenção a candidatura do médico Carlos Eurico Pereira a prefeito. Neste domingo, o PT vai oficializar o jornalista Frederico de Barros como candidato. As demais convenções serão na quarta-feira.

LEIA TAMBÉM: Plano sanitário do TSE prevê que eleitor seja impedido de votar se estiver sem máscara