Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sem contágio

Cerro Branco é a única cidade gaúcha sem casos de Covid-19

Foto: Alencar da Rosa

O pouco movimento nas ruas de Cerro Branco em plena tarde de terça-feira ajuda a entender o sucesso em conter o coronavírus

Na semana passada a Gazeta do Sul se deslocou até Cerro Branco, pequeno município a cerca de 60 quilômetros de Santa Cruz do Sul e que, naquele momento, era um dos dois únicos do Estado que ainda não havia registrado casos do novo coronavírus. Nessa quinta-feira, 15, Garruchos, no Noroeste, registrou o primeiro caso da doença. Com isso, Cerro Branco passa a ser a única das 497 cidades do Rio Grande do Sul ainda livre da Covid-19, passados mais de sete meses desde o início da pandemia na região.

Entre os motivos que explicam o sucesso do município em conter chegada do vírus estão a localização geográfica e as características da população. Com mais de 70% dos 4,7 mil habitantes vivendo na zona rural, o distanciamento social pode ser considerado natural. A atividade econômica é essencialmente agrícola e, nesta época do ano, com o período de plantio do arroz e colheita do tabaco – as principais culturas locais –, as famílias permanecem ainda mais tempo isoladas trabalhando nas lavouras, contribuindo para evitar possíveis contágios.

LEIA TAMBÉM: Veja como as escolas estaduais estão se preparando para a volta dos alunos

Publicidade

Além desses fatores, a localização de Cerro Branco é mais um ponto que ajuda a explicar a ausência de casos. Os maiores municípios da região são Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, distantes 40 e 60 quilômetros, respectivamente. Com isso, apesar de alguns moradores trabalharem em Novo Cabrais e Candelária (onde há casos confirmados), a movimentação de pessoas de fora é pequena, reduzindo a possibilidade de que o vírus seja trazido de outros locais.

Conforme a enfermeira Carine Andrade, responsável pela Vigilância Epidemiológica, não há nenhum segredo na estratégia utilizada pelos órgãos de saúde municipais. Ela aponta esses fatores citados anteriormente e também a colaboração da população como as razões que justificam zero casos até o momento. “Enquanto equipes de saúde nós nos sentimos orgulhosos do trabalho estar surtindo efeito e, principalmente, da população de Cerro Branco estar consciente de que é preciso tomar as devidas medidas de proteção contra o coronavírus.” Em nível nacional, dos 5.570 municípios, menos de 1% ainda não registrou casos da doença.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.