Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

MP dá prazo para postos justificarem preço da gasolina

Foto: Lula Helfer

Homem segura bomba de combustíveis

O Ministério Público esteve reunido com os representantes das redes de postos de Santa Cruz do Sul. O encontro, ocorrido na última sexta-feira, 23, serviu para discutir os preços cobrados pelo litro da gasolina. Os valores praticados no município têm incomodado os motoristas. O MP deu prazo de dez dias para que as redes se manifestem sobre os dados fornecidos pela Promotoria de Defesa Comunitária. O objetivo é buscar uma possível adequação dos valores. Segundo o órgão, não havendo alteração, será tratada a hipótese de prática abusiva contra o consumidor, o que dependerá de posicionamento do Poder Judiciário.

LEIA MAIS: “Estamos no limite de uma prática abusiva”, diz promotor sobre valor da gasolina

Segundo o promotor Érico Barin, o MP optou por uma primeira reunião com representantes de quatro redes de postos que funcionam no município porque existem dados objetivos que mostram a prática de menores preços por essas redes fora de Santa Cruz. Também, pela percepção de que a redução por uma das redes poderia conduzir à queda em todo o mercado local.

Na reunião, os representantes dos postos receberam dados que comprovam preços maiores aplicados em Santa Cruz. “Separadamente, cada representante expôs seus motivos para a fixação dos preços. Todos referiram que se pautam por regras de mercado. O MP externou a todos que, agindo em defesa dos consumidores, não aceita a prática de preços tão mais altos em Santa Cruz do Sul.”

Publicidade

LEIA MAIS: Preço da gasolina beira os R$ 5,00 em Santa Cruz do Sul

O Procon também participou da reunião. A partir de agora, será acrescentada na tabela divulgada pelo órgão todas as terças-feiras e sextas-feiras, no site da Prefeitura de Santa Cruz, mais promoções aplicadas pelos postos. “Enquanto aguardamos se a reunião gerará efeitos práticos imediatos, a orientação ao consumidor segue a mesma: sempre pesquise na tabela do Procon e no aplicativo “Menor Preço – Nota Gaúcha” antes de cada abastecimento, optando pelo posto que aplica o menor preço, inclusive de fora de Santa Cruz do Sul, se for o caso”, recomendou Barin.

LEIA MAIS: Por que em Santa Cruz a gasolina é mais cara?

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.