Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENSINO SUPERIOR

Unisc tem cinco cursos com nota 4 no Enade

Foto: Junior Garcez/Divulgação Unisc

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no último dia 20, os conceitos de 2019 para avaliação do Ensino Superior por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Na Universidade de Santa Cruz do Sul, os cursos de maior destaque obtiveram a nota 4: são eles Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina e Estética e Cosmética. Oito cursos ficaram com nota 3 e outros três fecharam na faixa 2. A extensão santa-cruzense da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) teve somente um curso avaliado, Engenharia de Bioprocessos e Tecnologia.


Segundo a Unisc, as notas do Enade 2019 foram disponibilizadas preliminarmente. Para o conceito final do curso, ainda restam outros quesitos que devem ser incorporados no cálculo.

Publicidade

LEIA MAIS: Inadimplência e evasão crescem nas faculdades por causa da pandemia

O Rio Grande do Sul teve 592 cursos avaliados. Do total, 6,25% obtiveram nota 5, a maior da avaliação. Dos 37 cursos com a nota máxima, 29 são de instituições públicas federais, sete de universidades privadas sem fins lucrativos e um de privada com fins lucrativos.

Apesar de representarem apenas 24% dos milhares de cursos avaliados pelo Enade 2019, universidades públicas brasileiras – estaduais e federais – concentram 81% das graduações com nota máxima. As particulares são maioria no Brasil – representam mais de 76% das graduações analisadas –, mas têm 23% dos cursos com nota máxima. As notas vão de zero a 5 – quando um curso tira nota 1 ou 2, está abaixo da média. A cada ano, um grupo de cursos é avaliado.

Publicidade

De acordo com o Inep, 511 cursos de Ensino Superior tiraram a nota máxima. Esse número representa 6,1% do total das 8.368 graduações avaliadas. Assim como no ano anterior, a maioria dos cursos obteve nota 3: foram 3.103.

Confira os conceitos

Unisc
Arquitetura e Urbanismo – 3
Educação Física (Bacharelado) – 4
Enfermagem – 4
Engenharia Ambiental – 3
Engenharia Civil – 4
Engenharia da Computação – 2
Engenharia de Produção – 3
Engenharia Elétrica – 2
Engenharia Mecânica – 2
Engenharia Química – 3
Farmácia – 3
Fisioterapia – 3
Medicina – 4
Nutrição – 3
Odontologia – 3
Estética e Cosmética – 4

Uergs
Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia – 3

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Número de alunos em graduações EAD no Brasil salta 378% em dez anos

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.