Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

História

Associação dos artesãos completa 33 anos de atuação

Foto: Rafaelly Machado

Lúcia, Verônica e Lia: em busca de novos associados para manutenção da loja no Centro

Com 33 anos de atividade completados na semana passada, a Associação dos Artesãos de Santa Cruz do Sul (Artesc) é a mais antiga do município e reúne atualmente sete associados. Nos últimos dois anos, a sede fica na Loja Recanto do Artesão, na Rua Júlio de Castilhos, 652, no Centro, onde os produtos são vendidos. No local são ofertadas peças variadas, que incluem lembranças de Santa Cruz, bordados, tricô, crochê, patchwork, pintura em tecido, trabalhos em MDF, tecelagem, bonecas e guirlandas.

Para a presidente da Artesc, Lúcia de Figueiredo, que está à frente da instituição há dez anos, a luta pela associação não é em função de valores, mas por amor à arte. “Eu amo fazer artesanato. Tudo que eu faço é por amor. Não é só por mim, é a satisfação de atender o cliente e ver que gostam do meu trabalho”, conta. A associação completou 33 anos no último dia 27 de outubro, e a loja foi fundada há 25 anos, em 13 de setembro.

Segundo a artesã associada Verônica da Rosa, a história da Artesc começou ainda na década de 1980, quando um grupo de senhoras se reunia para produzir as peças e participar das feiras na antiga Festa Nacional do Fumo, a Fenaf. Com incentivo da Prefeitura, criou-se a Associação dos Artesãos de Santa Cruz do Sul, que foi crescendo com a participação em eventos e chegou a ter mais de 60 sócios.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Produção de artesanato fomenta renda no campo

Em 1995, a Prefeitura cedeu um espaço para que fosse iniciada a loja, que, ao longo dos anos, ficava em prédios do Município. No entanto, no ano passado o poder público suspendeu a ajuda e não renovou o contrato com a associação, que, desde então, precisa custear aluguel, água e luz, impostos e outros gastos internos apenas com o valor obtido com as vendas.

Além dos gastos fixos mensais elevados, o espaço teve uma perda de recursos significativa com a pandemia. Desde a Páscoa, que costuma ser um bom período de vendas, além de vários eventos que não foram realizados, nos quais as peças costumavam ser expostas, até a Oktoberfest, que trazia bom número de turistas para a cidade, o ano teve uma reação apenas no Dia das Mães. Agora, o grupo investe na variedade de produtos de Natal para garantir bons negócios no fim de ano, com expectativas de que seja um período de muitas vendas.

Publicidade

Entre os objetivos da Artesc para o futuro estão aumentar o número de associados e voltar a contar com o apoio da Prefeitura. De acordo com Lúcia, chegar a dez ou 12 associados seria o ideal no momento. Além de aumentar a variedade de produtos, o espaço poderia oferecer mais horários de atendimento, abrindo também aos sábados.

LEIA MAIS: Casa do Artesão vai abrir inscrições para novos expositores

Nos últimos dois anos, a sede fica na Loja Recanto do Artesão, na Rua Júlio de Castilhos, 652, no Centro | Foto: Rafaelly Machado

COMO PARTICIPAR
Interessados em se associar precisam ter um registro de artesão com a carteirinha autorizada pela FGTAS/Sine com as técnicas que a pessoa executa. O associado tem acesso ao espaço para colocar os produtos à venda e deve ajudar no atendimento um dia na semana. “A cada dia vêm uma ou duas artesãs, que atuam no atendimento aos clientes e na venda dos produtos”, explica a tesoureira da associação, Lia Núbia Steindorf.

Publicidade

Os artesãos que quiserem se associar podem entrar em contato através dos ambientes de mídia social da Loja Recanto do Artesão ou no local, que atende de segundas a sexta-feiras, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. “Para mim, começou como uma terapia ocupacional, onde fui gostando e me tornei uma artesã. Hoje gosto de ver que o cliente está satisfeito de ter algo decorativo feito manualmente, não uma coisa industrializada”, comenta Lia.

Vitrine: Loja Recanto do Artesão oferece produtos variados e agora já aposta no Natal | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Artesanato ganha força entre as alternativas de renda na área rural

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.