Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Passo do Sobrado

Feira leva alimentos da agricultura familiar ao consumidor há 12 anos

A feira rural de Passo do Sobrado completou 12 anos de funcionamento, levando alimentos da agricultura familiar para os consumidores e gerando renda aos produtores. Inaugurada em 19 de outubro de 2008, a comercialização acontece todas as sextas-feiras. A feira conta com a participação de dez famílias agricultoras que, divididas em três grupos, revezam-se na venda dos alimentos.

Segundo a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Ana Claudia Miotto, a comercialização traz benefícios para toda a comunidade. “Ao adquirir os alimentos da feira, os consumidores sabem a origem e a qualidade dos produtos, cultivados com base ecológica, conhecem a família que o produziu e têm a garantia de levar para casa um alimento fresco, colhido horas antes. Além disso, a feira movimenta a economia local”, ressaltou.

O agricultor Élio Rodrigues dos Santos participa da feira desde a sua fundação e salienta a sua relevância. “É um ponto de venda importante e uma fonte de renda e divulgação dos nossos produtos. Com certeza, esse é o caminho certo”, avaliou. As famílias agricultoras são assistidas pela Emater, tanto na produção dos alimentos quanto na articulação junto às esferas pública e legislativa, bem como propondo adequações junto à vigilância sanitária quando estas são necessárias.

Publicidade

Ana Claudia ressaltou que os consumidores podem frequentar a feira com segurança durante o período de pandemia. “A feira é em local aberto, e os agricultores estão tomando todos os cuidados necessários”, destacou.

O extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar, Maikel Marlon Moraes, lembrou que a instituição desenvolve ações individuais, nas propriedades rurais, e coletivas, como dias de campo em olericultura. Os eventos coletivos assumiram proporções microrregionais e já contaram com extensionistas de outros municípios, além dos locais, fazendo-se valer da multidisciplinaridade da Emater gaúcha. Já as atividades individuais ocorrem em visitas presenciais na área de produção, atendimentos via web e contatos telefônicos. Normalmente as visitas tratam de assuntos relacionados a fitossanidade, fertilidade do solo e outros.

LEIA TAMBÉM: Uma batatinha diferente: produtores já podem fazer colheita da Jahres Kartoffel

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.