Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GAZETA EXPLICA

Entenda como funciona o afastamento por atestado médico para suspeita de Covid-19

Um dos fatores apontados pelas autoridades de saúde para justificar o expressivo aumento no número de casos de Covid-19 em Santa Cruz nas últimas semanas é a maior testagem. Contudo, quando se trata do teste RT-PCR, que precisa ser encaminhado aos laboratórios do Estado, o resultado pode demorar vários dias para retornar ao município, e ainda mais tempo para a pessoa testada receber a ligação da Vigilância Sanitária. Essa situação tem gerado dúvidas entre a população, pois muitas vezes o atestado médico que afasta a pessoa do trabalho vence antes do recebimento do resultado.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o atestado não está atrelado à chegada do resultado do teste. Em razão do grande fluxo de testagem, os exames estão mesmo demorando para retornar e, quando chegam, ainda precisam ser catalogados pelos servidores para posterior contato com os suspeitos.

LEIA MAIS: Confirmada 17ª morte por Covid-19 em Santa Cruz do Sul

Publicidade

A Vigilância esclarece que, passado o período do atestado e não havendo mais sintomas que gerem mal-estar, a pessoa está liberada para sair do isolamento e voltar às atividades, mesmo que ainda não tenha recebido o resultado do teste. Se os sintomas permanecerem, ela precisa procurar a Unidade Básica de Saúde ou o Ambulatório de Campanha para renovar o atestado.

Quem estiver aguardando a chegada do exame pode contatar a Vigilância Epidemiológica para esclarecer sua situação e receber o resultado, se ele já estiver disponível. O telefone é (51) 2109 9547. O órgão funciona somente no turno da tarde, das 13 horas às 17 horas.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.