Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Helena anuncia coordenador da Vigilância e promete linha menos punitiva

Foto: Leandro Porto

O último anúncio feito pela prefeita eleita de Santa Cruz Helena Hermany (PP) antes da posse, na tarde desta quarta-feira, 30, foi o do novo coordenador do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde, que será o doutor em epidemiologia Luciano Duro. Atualmente, ele trabalha como médico auditor na Secretaria Municipal de Saúde.

Em meio à escalada da pandemia no Estado, Helena afirmou que decidiu definir o comando da Vigilância logo para que as ações do órgão não sejam afetadas no feriado de sexta-feira, 1º, e no fim de semana. A prefeita eleita também disse que a escolha de Duro busca uma mudança na linha de atuação do órgão, com foco menos em punição e mais na conscientização da comunidade e das empresas quanto aos protocolos de segurança impostos em razão da pandemia.

Segundo dados divulgados no último dia 16 pela Prefeitura, desde o início do estado de calamidade pública, 487 estabelecimentos foram autuados e 16 foram interditados por descumprimento de decretos.

Publicidade

LEIA MAIS: Vigilância notificou 1,2 mil empresas por desrespeito a decretos em Santa Cruz


Conforme Duro, a fiscalização será mantida, mas a ideia é que sejam definidas “regras muito claras e baseadas em evidências científicas” e aprimorar a comunicação para que essas normas sejam compreendidas pela sociedade. “Queremos que a questão punitiva não seja a primeira e trabalhar muito a educação da comunidade. Pode-se primeiro dar uma advertência. E se houver reincidência, aí sim, punir. Mas o que queremos é que a população fique tranquila”, falou.

Questionado sobre o crescimento no número de casos confirmados de Covid-19 no município, Duro alegou que isso não significa necessariamente negligência por parte da sociedade e afirmou que os números precisam ser olhados de forma “mais técnica”. “Isso significa que a população está se cuidando menos ou que está se testando mais”, questionou.

Publicidade

LEIA MAIS: Helena completa equipe com nomes do PP, Republicanos, MDB e PSD

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.