Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Novos casos de Covid-19 passam de mil em uma semana

Foto: Pexels

A pandemia do novo coronavírus segue avançando cada vez mais rápido em Santa Cruz do Sul e no Vale do Rio Pardo. Nos últimos sete dias tanto o município quanto a região voltaram a alcançar recordes de novos casos, situação que já se tornou recorrente nas últimas semanas.

A região registrou, entre as duas últimas quintas-feiras, 1.042 casos confirmados da doença, um aumento de 9,1% sobre o total, que chega a 12.513 casos desde março do ano passado. O recorde anterior era de 950. Entre os recuperados, contudo, o número também é elevado: são 932 pessoas consideradas livres da doença, aumento de 9,3% sobre o total, que subiu para 10.951.

LEIA MAIS: Veja os dados da Covid-19 na região nesta quinta-feira

Publicidade

O número de óbitos, porém, reduziu no período. Foram 13 mortes causadas pela Covid-19 – cinco em Santa Cruz do Sul, quatro em Rio Pardo, duas em Candelária e duas em Venâncio Aires. Na análise anterior, esse número havia sido de 16 óbitos. A situação dos três hospitais que possuem leitos de UTI (Santa Cruz, Ana Nery e São Sebastião Mártir) exclusivos para pacientes com confirmação ou suspeita também teve ligeira melhora, com lotação que caiu de 75% para 69%.

Em Santa Cruz do Sul, a disseminação do vírus é ainda mais veloz. No mesmo período foram confirmados mais 641 casos da doença, um incremento de 13% sobre o total, que alcança 5.602. Com isso, um novo recorde foi estabelecido, considerando que o número anterior era de 591 positivos em sete dias. Entre os recuperados a soma foi menor, com 486 pacientes curados. O acréscimo é de 12,4% sobre o total, chegando a 4.407 recuperados. O município possui outros 1.129 casos ativos em acompanhamento e outros 157 suspeitos. Nos hospitais de Santa Cruz existem 27 internados – 16 no HSC e 11 no Ana Nery. No período ainda foram registrados cinco óbitos, totalizando 39.

LEIA MAIS: Confirmados 235 novos casos de Covid-19 em Santa Cruz

Publicidade

Nesta sexta-feira, 15, o governo do Estado divulga a 37ª rodada de atualização do modelo de distanciamento controlado, com um novo mapa de risco preliminar. Na semana passada, a região Covid 28, referenciada por Santa Cruz do Sul, ficou com média ponderada 1,55, no cálculo feito pelo Comitê de Dados para definir a classificação. O número é muito próximo do 1,50 exigido para retornar à bandeira laranja. Vale ressaltar que, mesmo alcançando a nota, é possível que o Vale do Rio Pardo ainda permaneça na cor vermelha, considerando a nova regra de salvaguarda de leitos instituída pelo Piratini no início de janeiro.

LEIA MAIS: Pazuello diz a prefeitos que vacinação deve começar na próxima quarta-feira

Novo decreto deve sair nos próximos dias
O Comitê Gestor de Combate à Covid-19 se reuniu na quinta-feira, 14, na Secretaria Municipal de Saúde para tratar das medidas de combate à pandemia em Santa Cruz do Sul. Ficou definido que entre o fim desta semana e o início da próxima será emitido um novo decreto municipal, com revisão das regras e protocolos para funcionamento das atividades.

Publicidade

Ainda, o comitê esteve reunido com representantes dos hospitais, Ministério Público, profissionais médicos e Vigilância Sanitária para tratar das questões técnicas que envolvem essas medidas. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, responsável por presidir o comitê, a revisão das regras seguirá o decreto do Estado, porém com algumas especificações para atender à realidade do município e manter o equilíbrio entre as questões sanitárias e de ordem econômica. “Vamos focar principalmente na questão da prevenção e, para isso, vamos estabelecer três ações”, disse.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.