Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATRASO

Unidade da Fase em Santa Cruz deve ser concluída só em agosto

Foto: Lula Helfer

Trabalho atualmente se concentra na montagem das estruturas pré-moldadas dos prédios, faltando acabamentos e urbanização

As obras do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Cruz do Sul, com conclusão inicialmente prevista para março deste ano, deverão ser finalizadas só em agosto. Ainda sem data para começar a funcionar, a estrutura que começou a ser erguida em dezembro de 2019, no Corredor Zanette, Bairro Esmeralda, está 34% pronta.

O trabalho atualmente se concentra na montagem das estruturas pré-moldadas dos prédios. Restam a conclusão dessa etapa, os acabamentos e a serviços de urbanização. O atraso no cronograma, segundo o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), Antônio Carlos Rocha Almeida, está relacionado com os reflexos da pandemia.

“Em função da pandemia, o cronograma contratual das obras, que depende diretamente da disponibilidade de mão de obra, materiais e atividades da indústria do comércio (setores amplamente afetados com as restrições impostas ao longo de 2020), sofreu alterações. A previsão para conclusão da obra foi estendida para agosto de 2021,” esclareceu Almeida.

Publicidade


LEIA MAIS: Barro causado por obra da Fase gera transtorno a moradores

Em uma área de 40 mil metros quadrados, 4,5 mil metros quadrados estão sendo edificados, com sete prédios e cercamento com muro. O investimento é de R$ 21,3 milhões, provenientes de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Case terá 60 vagas para internação de jovens com idades entre 12 e 18 anos incompletos. Ele será referência para 58 municípios da região que integram as comarcas de Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Candelária, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, Lajeado, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Sobradinho, Taquari e Teutônia. Os jovens atendidos poderão permanecer na instituição por até três anos ou até completarem 21 anos.

Publicidade

No total, a Fase conta com 13 unidades de internação no Rio Grande do Sul, seis delas em Porto Alegre (além de um Centro de Convivência e Profissionalização) e sete no interior. Além da obra do Case em Santa Cruz, está em andamento a do Case Viamão e recentemente foi assinada a ordem de início do Case Osório. Com a conclusão desses três Centros, completa-se a regionalização da Fase, atendendo a uma recomendação do Poder Judiciário.


LEIA MAIS: Instalação do Case deve gerar 100 empregos em Santa Cruz

Almeida destacou que a Fase, responsável por fazer cumprir as medidas socioeducativas (internação e semiliberdade), tem como principal objetivo dar novas oportunidades para os jovens.

Publicidade

“A Fundação enxerga o sócio-educando como um todo e atua de forma integrada para que o processo de ressocialização seja o melhor possível, transformando a realidade deles e lhes dando oportunidades de vida. No Case, nós trabalhamos em três principais eixos de mudança: educação, saúde e profissionalização”, ressaltou o presidente.

Em Santa Cruz do Sul, o Case seguirá os padrões de sustentabilidade, como telhado verde e reaproveitamento de água de chuva. Terá espaço para escola, oficinas, quadra de esportes, palco multiuso, salas para atendimentos da área da saúde e outros. A obra está sendo executada pela Sial Construções Civis Ltda., de Curitiba.

LEIA MAIS: Eduardo Leite lança pedra fundamental da unidade da Fase em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.