Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Expoagro Afubra vai ter painel virtual neste ano

Foto: Alencar da Rosa

Lavouras demonstrativas no parque são aproveitadas para gravação de vídeos

A pandemia do novo coronavírus transformou o formato de diversos eventos técnicos, palestras e reuniões e mostrou que nem sempre tais atividades precisam ocorrer em ambientes físicos. É o caso da Expoagro Afubra, inicialmente marcada para março do ano passado, no parque de exposições de Rincão Del Rey, Rio Pardo, e que acabou cancelada.

Agora, para evitar aglomerações e cumprir os protocolos sanitários, os organizadores da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar planejam marcar o período do evento com uma programação especial, no formato virtual.


LEIA MAIS: Com avanço da Covid-19, Afubra decide cancelar a Expoagro 2021

Publicidade

A ideia, segundo o coordenador-geral da feira, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, é realizar um painel sobre o papel da Expoagro e sua importância para a agropecuária das regiões de atuação da Afubra. “Pelo segundo ano consecutivo tivemos nosso evento cancelado para evitar aglomerações e preservar a saúde de todos que participam da feira. Considerando-se o elevado público presente em 2019, que em três dias contabilizou 112 mil visitantes, vamos fazer um painel com alguns convidados e aproveitar para discutir os efeitos da pandemia no setor agropecuário de nossa região, como o setor se comportou até o momento e como será daqui para frente. A 20ª edição será no ano que vem com muito mais segurança, visitantes, expositores e patrocinadores”, avalia.

Dornelles esclarece que a feira é resultado também da prática dos dias de campo, que continuam sendo realizados pela Afubra. “A feira é um evento maior, que reúne um grande número de expositores, de tecnologia, não só de produtos e insumos, mas também de espaço para discussão de temas pertinentes ao setor rural. A nossa atividade no dia a dia não parou. Os eventos técnicos e atendimentos aos produtores continuam”, explica.

“Dias de campo foram realizados com produtores na filial em Venâncio Aires e em outras filiais, abordando a cultura do milho. Em Imbituva, no Paraná, foi sobre o feijão, sempre seguindo os protocolos de segurança. Algumas ações no campo estão sendo filmadas e transmitidas aos agricultores”, relata o coordenador-geral da Expoagro.

Publicidade

Por vídeo

Eventos virtuais técnicos com agricultores também ocorreram no ano passado, realizados tanto pela Afubra como por entidades como a Emater-RS/Ascar e a Embrapa. A estratégia envolve a gravação de vídeos, inclusive em lavouras demonstrativas, e a posterior exibição do material aos agricultores. Tais produções também vêm sendo realizadas por empresas que tradicionalmente expõem na Expoagro, inclusive como forma de aproveitar as plantações cultivadas no parque.

LEIA TAMBÉM: Incertezas da pandemia adiam Expocande para 2022

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.