Coronavírus 22/02/2021 21h06 Atualizado às 13h41

Cinco unidades de saúde terão horário estendido em Santa Cruz

Ampliação passa a valer a partir desta quarta-feira, 24. Atendimento será exclusivo para pessoas com problemas respiratórios

Diante do agravamento da pandemia da Covid-19 em Santa Cruz do Sul, a Secretaria de Saúde decidiu estender os horários de atendimento das unidades de saúde do município. Para melhor atender a população, uma das medidas da pasta foi a de criar as Unidades Sentinela, que funcionarão com horário estendido, das 7h45 às 11h45, e das 13 horas às 19 horas.

A ampliação passa a valer a partir desta quarta-feira, 24. Essas unidades atenderão, exclusivamente, usuários com problemas respiratórios. São elas: ESFs Senai, Arroio Grande, Cristal Harmonia, Cohab e Margarida Aurora. Conforme divulgado pela Secretaria, nestas cinco unidades sentinela, estão suspensos os atendimentos eletivos.

As gestantes dessas unidades devem agendar o atendimento com enfermeiro. Serão mantidos o teste do pezinho, bem como as aplicações de vacina mensais e trimestrais. Quanto aos curativos em pacientes crônicos, a orientação é de que retirem o material nas unidades de saúde, para fazerem o procedimento em casa. Em casos de urgência, haverá o acolhimento, e será dado o direcionamento adequado ao paciente.

LEIA MAIS: Prefeitura emite nota oficial sobre as novas regras da bandeira preta

UNIDADES DO INTERIOR

As unidades de saúde de Linha Santa Cruz, Pinheiral, Boa Vista, Rio Pardinho e Alto Paredão, deverão atender seus pacientes sintomáticos na própria unidade.

Já os usuários das ESF Pedro Eggler e Linha Monte Alverne, deverão procurar atendimento no Hospital de Campanha ou UPA do Esmeralda. A mesma orientação é para os usuários do Ambulatório Central, ESF Progresso, e ESF Esmeralda I e II.

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo poderá seguir regras da bandeira vermelha, mas circulação fica mais restrita

Mais uma equipe no Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura, terá mais uma equipe para atendimentos respiratórios, no período das 19 horas às 23 horas.

Ambulatório de campanha: nesta terça, 23, o período de atendimento passará a ser das 7 horas à meia-noite.

Funcionamento nas demais unidades não sentinelas

Ficam suspensos os atendimentos noturnos, as reuniões de equipe, contagem de estoque e exames pré-câncer. Suspensas também as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, sendo que, em turnos alternados, somente 50% dos agentes devem ficar à disposição na unidade. A sala de vacina permanecerá em funcionamento.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS