Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Prefeitura de Venâncio Aires emite nota em defesa da cogestão

Depois de participar de encontro virtual com sua equipe de trabalho e com os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, emitiu uma nota oficial na qual afirma que a Administração Municipal ingressará judicialmente, ao lado da Amvarp e Famurs, com ação visando derrubar a liminar da 10ª Vara da Fazenda Pública do Estado o Rio Grande do Sul, que suspendeu o retorno da Cogestão entre Estado e Municípios. A decisão provisória mantém os municípios sob o protocolo de bandeira preta e não permite a reabertura de comércio e serviços não essenciais a partir de segunda-feira, 22.

De acordo com a nota, a Administração de Venâncio Aires considera questionável a interferência do Poder Judiciário no mérito de decisões que cabem aos Prefeitos e Governador. Além disso, ressalta que a decisão causou insegurança e imprevisibilidade para a sociedade, trazendo novos prejuízos econômicos e psicológicos para gestores, empresários e trabalhadores.

LEIA MAIS: Prefeitura diz que vai tomar ‘medidas processuais cabíveis’ contra suspensão da cogestão

Publicidade

Em defesa de seus argumentos, Jarbas da Rosa destacou que Venâncio Aires não mediu esforços para adotar uma série de medidas de restrições à circulação de pessoas e controle do vírus desde que notou o agravamento da pandemia. Dentre eles, citou que foi o primeiro município da região a adotar toque de recolher durante o carnaval; a adorar lockdown nos finais de semana; contratar novos fiscais sanitários e adotar operações noturnas e nos finais de semana; instalou novos leitos de UTI e leitos clínicos junto ao Hospital; construiu novo Centro de Atendimento Respiratório, entre outras. “Agora, frente a uma breve estabilidade do número de novos casos, e diante da convicção de que não são os pequenos comércios os responsáveis pelo aumento dos índices de contaminação, nós estamos seguros em defender não apenas a saúde e a vida, mas também a retomada da economia”, destacou o prefeito.

A Ação Judicial em conjunto com a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) deve acontecer ainda ao longo deste final de semana e, se não houver decisão de derrubada da liminar garantindo a reabertura parcial do comércio e serviços considerados não essenciais, nos moldes antes anunciados pelo Governo do Estado, uma Ação Cautelar deve ser reforçada pela Procuradoria Municipal na próxima segunda-feira.

LEIA MAIS: Governo retoma cogestão, mas amplia suspensão de atividades; veja principais mudanças

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.