Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Frio

Região tem a primeira geada deste ano

Gelo mudou a paisagem em algumas propriedades rurais na localidade de Vila Serrinha | Foto: Daniel Y Castro Camillo/Divulgação

Após consecutivos dias quentes, que prolongaram o verão, a onda de frio que chegou ao Estado nesta semana já provoca temperaturas negativas em algumas cidades. A madrugada dessa quarta-feira, 28, foi a mais fria do ano até agora, com mínimas atípicas para abril no Rio Grande do Sul, caso dos -3,3 graus registrados em Vacaria, onde houve geada pelo segundo dia seguido.

No Vale do Rio Pardo, uma das menores temperaturas ocorreu em Venâncio Aires: 4,9 graus. Segredo registrou 6 graus. Em Passo do Sobrado, Sobradinho e Vale Verde os termômetros marcaram 7,2 graus. Em Rio Pardo 8,2 graus e, em Santa Cruz do Sul, 9,1 graus. As temperaturas mínimas foram informadas pela MetSul Meteorologia.

Os primeiros registros de geada em 2021 no Vale do Rio Pardo ocorreram nessa quarta nos municípios de Segredo, na localidade de Vila Serrinha, e em Arroio do Tigre, no Morro da Lentilha. O fenômeno ocorreu na madrugada.

Publicidade

LEIA MAIS: Primeira onda de frio chega nesta semana

No Estado a primeira formação de geada ocorreu em Soledade na madrugada de terça-feira. Na ocasião, a temperatura chegou a -1,7 grau. De acordo com a previsão da MetSul, o frio deverá se manter hoje pela manhã e, à tarde, a temperatura fica amena no Vale do Rio Pardo. A geada tende a ser mais isolada. Já a previsão para o fim de semana é de calor e temperaturas próximas dos 30 graus, conforme a metereologista Estael Sias.

“O frio perde a intensidade e com o tempo firme e seco, a previsão é de calor no fim de semana”, destaca. A próxima onda de frio mais forte deverá ocorrer entre os dias 6 e 10 de maio. “Em princípio a temperatura será similar à registrada na quarta, com marcas negativas em pontos de maior altitude e possibilidade de marcas abaixo de 5 graus no Vale, com potencial para novo episódio de geada.”

Publicidade

Frio chegou atrasado
De acordo com dados da MetSul, este ano o frio mais intenso chegou um pouco mais tarde em comparação com a média anual do Estado. No ano passado, o primeiro registro de temperatura abaixo de zero no território gaúcho ocorreu em 8 de abril, com -0,6 grau no município de Soledade. Já em 2019, a primeira marca abaixo de zero do ano se deu mais tardiamente que agora, apenas no dia 9 de junho, no Sul gaúcho. Em 2018, por sua vez, o primeiro dia com mínima abaixo de zero do ano no Estado foi no dia 21 de maio – também -0,6 grau em Soledade.

Chuva abaixo da média
De acordo a estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações, 19,6 milímetros de chuva foram registrados em abril, quando a previsão de precipitação era de 113 milímetros. Desde a estiagem do ano passado, este é o segundo mês com menor volume de chuva. Fica atrás apenas de março de 2020, quando a média foi de 11 milímetros, no auge da seca.

LEIA TAMBÉM: Sob efeito do La Niña, outono começa neste sábado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.