Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Direto da redação

Ágatha e o elefante na piscina

Nossa caçula Ágatha, 4 anos – que, a pedido de leitores se tornou protagonista quando assino esta coluna – adora aplicar charadas. A predileta é a do elefante na piscina. Veio com essa, pela primeira vez, há umas semanas. 

– Pai, adivinha só: como o elefante sai da piscina?

Na hora pareceu uma pergunta  difícil. Comecei a elaborar uma lista de possíveis respostas, sem acertar nenhuma. 

Publicidade

– Sobe uma rampa?
– Içado por um guindaste? 
– Amarrado a um helicóptero militar?
– Com uma boia gigante?

A cada resposta desacertada, a malandra gargalhava e fazia que não com a cabeça. Até que, finalmente, ficou farta das minhas tentativas e me brindou com a solução:

– Pai, ele sai molhado!

Publicidade

Confesso que fiquei muito impressionado com a charada do elefante, com a forma como dribla nossa linha de raciocínio, zombando de nossa inteligência. Nos focamos tanto no que parece um problema complexo – tirar um imenso paquiderme da piscina, lá no quintal – que não percebemos o óbvio. 

Na vida também é assim. Formulamos soluções complexas para muitos mistérios simples. Dias atrás, por exemplo, andava intrigado com o desaparecimento de água de uma fonte ornamental que temos no pátio. Não havia jeito de descobrir para onde a água estava fluíndo. Haveria algum túnel secreto sob o terreno? Seria algum fenômeno geológico? 

Enquanto formulava as mais diversas hipóteses, o Hércules, nosso boxer, passou do meu lado, mergulhou os bochechões na fonte e sorveu o que sobrava de água em longos goles. Depois saiu, displicente, debochado, disfarçando sua culpa neste misterioso caso.

Publicidade

Porém, há problemas que, sim, exigem soluções complexas, por serem, eles mesmos, complexos. E, nesses casos, apelamos para soluções simplistas. Quando a criminalidade está em alta, exigimos mais polícia na rua, ignorando a importância de haver também mais políticas sociais, mais educação contra as drogas, mais perspectivas de futuro. 

E o governo, quando não consegue fechar as contas, simplesmente aumenta o imposto da gasolina, fechando os olhos à necessidade de austeridade, de combate à corrupção, de reduzir os benefícios de deputados, senadores, ministros, apadrinhados e outros. 

São questões que, ultimamente, têm me levado a divagar… até a Ágatha interromper meus devaneios com uma velha pergunta:

Publicidade

– Pai, como o elefante sai da piscina?
– Já sei, molhado. 
– Pai, assim não vale!
– Mas eu já sei a resposta…
– Mas, para ter graça, tem que esquecer! 

E me pergunto, então, se é correto esquecer para ter graça? E, sem chegar a uma conclusão, arrisco:

– Içado por um guindaste?

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.