Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Literatura

Lançamento apresenta a programação da 31ª Feira do Livro

Com toda a pompa e circunstância que o momento pede, apesar de ser o anúncio de um evento absolutamente descontraído e de infinitas possibilidades, aconteceu na noite desta quinta-feira, 16, no auditório do Colégio Marista São Luís, para convidados especiais, o lançamento oficial da 31ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. E a exatos 15 dias – duas semanas, portanto – da literatura literalmente (com o perdão do trocadilho infame) invadir a Praça Getúlio Vargas, levada na concha das mãos, este ano, por uma temática bastante especial: “Ler é uma aventura.” A frase faz justiça ao foco, o maravilhoso mundo dos quadrinhos, das HQs, charges e cartuns, responsáveis, muitas vezes, em introduzir pessoas, ao fantástico mundo da leitura.

O lançamento oficial, nessa quinta, significa, também, divulgar a programação oficial, o que foi feito por Roberta Correa Pereira, gerente da unidade local do Serviço Social do Comércio. A Feira é uma realização do Sesc em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Prefeitura Municipal. E, como os quadrinhos são protagonistas, é evidente que este ano quem trabalha com o desenho, são as estrelas do evento. A começar pelo patrono, o cartunista Santiago, e o escritor homenageado, Paulo Ricardo Louzada, criador do personagem Tapejara, o Último Guasca, que circula diariamente em sua Gazeta do Sul. A noite também foi abrilhantada com esquetes teatrais produzidas por alunos do São Luís com direção do professor Gilmar Almeida da Silveira.

LEIA MAIS

Publicidade

A Feira estará na praça, este ano, de 31 de agosto a 9 de setembro, com as bancas atendendo sempre das 8h30 às 20 horas, de segunda à sábado, e das 9 às 19 horas no domingo e no feriado do dia 7 de seembro, que cai numa sexta-feira. Apesar das bancas estarem abertas já pela manhã, na primeira sexta-feira do evento, a abertura oficial será à noite, a partir das 19 horas, com a presença do homenageado Louzada e de um Sarau Cultural organizado pela Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, Associação Santa-cruzense de Escritores (Asce) e Amigos da Praça do Chafariz (Apriz).

De acordo com a temática é evidente que os autores, este ano, são praticamente todos ligados ao mundo dos quadrinhos, charges, cartuns e assemelhados. Louzada, por exemplo, além de estar na praça na abertura, participa, no sábado, dia 1º de setembro, a partir das 15 horas, de uma mateada e bate-papo organizada grupo Bah + Quadrinhos + Cultura. No dia 3 a Feira recebe o Alexandre Beck; no dia 4, o patrono, Santiago, mais Gustavo Borges e Ana Kohler; e no dia 6, André Neves e Rafael Corrêa. No segundo sábado, dia 8, haverá uma Invasão Cosplay e Minioficinas de Ilustrações. E no domingo, dia 9, tem Desenho na Praça e peça de teatro com o grupo Vivandeiros da Alegria. Como acontece todos os anos, os cadernos Mix e Magazine da sua Gazeta do Sul estará detalhando a programação, no dia a dia, para a sua total comodidade.

Autores locais

Publicidade

Alguns autores locais também estarão na Praça Getúlio Vargas, no período da Feira, autografando seus livros mais recentes. São eles: Angelita Borges e Luciano Iespsen, de Os Cactos também dão flores; Bruno Ledur, de Presas e garras; Moina Fairon Rech, de O Filhotão; Cleiton Santos e Mauro Ulrich, de Dezmiolados; Roni Ferreira Nunes, de O ladrão de vistas; Demétrio Soster, de Operação Valparaíso; e Rogério Lima Goular, de As borboletas no muro do cemitério.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.