Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prato do dia

Eu, gourmet: aprenda a preparar medalhão de filé ao molho de gorgonzola

O principal segredo no preparo do filé mignon – seja qual for esse preparo – está no ponto da carne. Essa dica pode levar o cozinheiro do céu ao inferno, transformando uma carne nobre em comum se ficar muito passada. Este corte é magro e tenro e combina maravilhosamente bem com molhos encorpados e na parceria de batatas, risotos e legumes.

A receita de hoje foi elaborada pelo meticuloso chef Mauro Souza, que já foi responsável pelas panelas do restaurante do Hotel Sheraton em Porto Alegre e outros tantos. O sabor marcante do queijo gorgonzola acompanha muito bem a suculência do filé, servido ao ponto e com leve tempero de pimenta, sal e alho. Acompanhe o Medalhão de Filé ao Molho de Gorgonzola com Risoto de Tomates Secos e Rúcula!

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda uma deliciosa receita de yakisoba

Publicidade


COM O QUE E COMO FAZER*

Ingredientes (porção individual):
100 ml de vinho branco
10 g de cebola
200 g de filé mignon (para dois medalhões) }
100 g de arroz arbóreo
100 g de tomate seco
10 unidades de folhas de rúcula
5 g de açafrão
50 g de queijo parmesão ralado
Sal, pimenta e alho a gosto

Para o molho:
100 g de queijo gorgonzola
50 g de creme de leite
Caldo de carne a gosto

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a receita do cachorro-quente mexicano


Modo de preparo: tempere os medalhões de filé com sal e pimenta e um pouco de alho, grelhe-os e reserve. Faça um pouco de caldo de frango e reserve. Coloque o alho e a cebola para dourar com um pouco de óleo. Em seguida, refogue o arroz arbóreo e vá acrescentando o vinho branco alternando com o caldo de frango. No momento em que o arroz estiver quase no ponto, coloque o açafrão e o tomate seco. Deixe para colocar a rúcula por último.

Para o molho, rale o queijo gorgonzola e acrescente o creme de leite junto com um pouco de caldo de carne. Tempere com sal e pimenta. Para a montagem do prato, coloque o risoto no meio do prato e os medalhões de filé em cima do risoto. O molho vai sobre os medalhões. Decore a gosto!

Publicidade

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a preparar o linguado no envelope


FALA, BACO

Publicidade

A uva Alicante Bouschet tem origem francesa na segunda metade do século 19 e foi desenvolvida a partir da mistura das uvas Petit Bouschet e Grenache, mas ganhou notoriedade e mercado na Espanha e em Portugal. A Alicante Bouschet produz vinhos tintos escuros e profundos, frescos, com notas que remetem a especiarias, como canela e pimenta. Também é cultivada na Califórnia (EUA); no leste europeu; Austrália e inclusive no Brasil. E é da Serra Gaúcha, de Bento Gonçalves, que vem o vinho comentado da semana: o Pizzato Alicante Bouschet Reserva 2018, único varietal comercial elaborado com esta casta

Sua cor é rubi violáceo escuro e turvo (a Alicante Bouschet é uma das poucas uvas tintas em que a polpa também é escura). Os aromas trazem um paleta olfativa recheada de frutas negras (amoras em destaque) e fruta vermelha silvestre, herbáceo (funcho e eucalipto), floral (hibiscos), pimenta e toque terroso além de defumado. Após cerca de uma hora no decanter, os aromas afinam com a aeração. Mas o melhor desse vinho está no paladar! Em boca é potente, carnudo, frutado, seco e salivante, possui taninos de personalidade, estruturado e complexo. Acidez destacada que pede comida e amplo final.


Harmoniza com carnes vermelhas com gordura, carnes de caça e de cordeiro, mocotó, vaca atolada, galinhada e queijos de cura, pois seus taninos contrastam com a gordura dos pratos. Tem 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 18 graus.

Você encontra o vinho Foral na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Avenida João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul. Telefone (51) 3711 3665, telentrega pelo WhatsApp (51) 98416 6407 e site www.weinhaus.com.br

Publicidade

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

LEIA TAMBÉM: Legítimo 2 em 1: o vazio marinado com batatas


POR AÍ…

A B.blend, primeira plataforma de bebidas em cápsulas all. in.one do mundo, lançou na semana passada mais um sabor de drink alcoólico em parceria com a cachaça Sagatiba, ganhadora de mais de dez prêmios nacionais e internacionais. Juntas, as marcas desenvolveram a primeira versão em cápsula do drink favorito do brasileiro: a caipirinha de limão. Refrescante e leve, a novidade estará disponível exclusivamente no portfólio da B.blend, jointventure formada pela Whirlpool e Ambev.

Basta inserir a cápsula na máquina da B.blend e apertar o “play”. Por meio de um código, a tecnologia permitirá a identificação automática da receita. Em segundos, a mistura é preparada e cai no copo do consumidor na temperatura ideal. É a brasileiríssima caipirinha disponível ao toque de um botão! O lançamento amplia a linha de bebidas disponíveis na máquina B.blend, que já soma mais de 30 sabores, entre eles o Guaraná Antarctica, Pepsi, Sukita e Soda; sucos 100% naturais; água de coco, néctares e chás gelados como Feel Good. Entre os drinks alcoólicos estão Gin & Tonic, Orange Spritz, Skol Beats Senses e Moscow Mule.

O portfólio conta ainda com energy drinks como Fusion e Fusion Zero; chocolate quente e gelado, além do Cappuccino Suplicy. Você pode encontrar na loja on-line: http://www.bblend.com.br e compras via WhatsApp: (11) 93343 0190.

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a preparar o creme de feijão branco

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.