Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eu, Gourmet

Prato do dia: aprenda a preparar um delicioso polvo com purê de batatas

Um dos animais marinhos que mais me fascinam é o polvo! Esse octopus de oito tentáculos lotados de ventosas me inebria desde a infância, quando eu assistia a 20 Mil Léguas Submarinas e às aventuras do Capitão Nemo. Existem cerca de 700 espécies dessa ordem de diversos tamanhos e habitats espalhados pelos oceanos tropicais. A palavra “polvo” vem do grego “pól’ypous” e significa “muitos pés”. Quando sentem que o predador se aproxima, os polvos liberam um jato de tinta escura para despistar, além de atordoar seu perseguidor. A coloração escura da tinta deve-se a uma substância chamada melanina, enquanto que a irritação é causada pelas moléculas tirosinase, lisina e ácido aspártico. Os polvos são largamente utilizados na culinária em caldos, cozidos, grelhados, assados ou mesmo crus em sashimis e carpaccios. E na receita de hoje é preparado na frigideira, acompanhado de purê de batatas.

LEIA MAIS: Aprenda a fazer uma saborosa salada italiana criada na Toscana

Com o que e como fazer*

Ingredientes (para 4 pessoas)
● Um polvo inteiro com cerca de 1,5kg
● 800g de batatas brancas
● 150ml de vinho branco seco
● 1 dente de alho picadinho
● Azeite de oliva a gosto
● 12 tomates cereja grandes cortados ao comprido
● 200ml de leite
● Pitada de noz-moscada
● 50g de manteiga
● Pitadas de açafrão em pó
● Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo: limpe o polvo e ferva-o por 45 minutos com um copo de vinho branco e um dente de alho. Deixe esfriar na água do cozimento por pelo menos uma hora. Escorra e seque com papel-toalha. Reserve. Cozinhe as batatas em água fervente e amasse-as com um espremedor de batatas. Adicione a manteiga e o leite fervente e misture muito bem para fazer o purê, junte a noz-moscada, o açafrão, sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com azeite de oliva e grelhe o polvo inteiro ou em partes e cuidando para não grudar no fundo. Tempere com sal e pimenta. Quando estiver quase pronto, junte os tomates para grelhar. Sirva os tentáculos de polvo colocados no purê e acompanhados dos tomates grelhados.

Publicidade

LEIA MAIS: Aprenda a preparar uma deliciosa salada de camarões perfeita para dias quentes

FALA, BACO

O enólogo chileno Mario Geisse elabora a linha Costero lá no Vale do Colchágua, em Paredones, na sua terra natal, com três rótulos: Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Rosé. E é esse Costero Rosé 2020 – um corte de 75% de Pinot Noir e 25% de Sauvignon Blanc –, comercializado pela Vinícola Geisse de Pinto Bandeira, que é analisado nesta semana.

Possui bela e límpida coloração rosa clara com reflexos laranjas. Na taça, é uma explosão de aromas com muita goiaba e maracujá ao nariz, além de uma carga mineral advinda lá do Pacífico, brindando as videiras em seu terroir. No paladar, uma acidez impressionante, com vigor e muita frescura em boca com a fruta e a mineralidade retornando.

Publicidade

É um delicioso vinho que pede a companhia de frutos do mar e peixes em geral, sushi e sashimi, além de cortes e preparos com frango. Possui 13,7% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 8 a 12 graus.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Você sabia?

O polvo e a lula são diferentes entre si! Por vezes, eles podem ser facilmente confundidos devido ao formato semelhante do corpo. Isso porque ambas as espécies possuem em sua estrutura corporal oito braços ou nadadeiras. E na culinária existem diferenças também: a lula tem carne borrachuda e elástica, enquanto o polvo é mais consistente e macio.

Publicidade

O sabor dos pratos também tem características diferentes. O polvo costuma ser conhecido por ter carne de sabor mais marcante. Enquanto isso, a lula é mais suave ao paladar. Um detalhe importante para que ambos possam ser cozinhados é entender sobre seu tempo de cozimento, pois se este passar, ambas as carnes podem ficar duras.

Os ingleses conquistaram o mundo porque não aguentavam mais a própria cozinha.

Ditado francês

LEIA MAIS: Receita: canapé de pera caramelizada, patê de fígado e geleia de pimenta

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.