Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Origem da Berbau

Há poucos dias, lembramos da tradicional indústria de balas Berbau. Agora, os leitores Renate e Eloy Junges (filha e genro do fundador Carlos Bergel) nos encaminharam detalhes das raízes dessa empresa que tanto orgulhou Santa Cruz do Sul.

Carlos nasceu em 1900 em Teutônia e aprendeu o ofício de doceiro em Estrela. Lá, casou-se com Maria Lucilla Eckert. Pouco depois foram morar em Ijuí, onde passou a trabalhar com seu irmão Henrique Bergel, que estava iniciando a indústria de balas Soberana.

Em 1935, ele e a esposa decidiram trabalhar por conta própria e abriram uma pequena indústria de caramelos em Santa Cruz. A fábrica e a residência eram na Avenida Euclydes Kliemann, onde hoje é o Barbaridade.

Publicidade

A primeira bala produzida foi a Baiana (de coco). Carlos vendia pela redondeza, a pé ou de charrete. Dois anos depois, a família veio morar no Centro, na Rua Ramiro Barcelos, 766 (em frente ao Supermercado Miller). Nos fundos, havia um anexo onde foi instalada a fábrica.

Com o sucesso dos produtos, Bergel decidiu ampliar o empreendimento e buscou um sócio. Em 1939, seu amigo Victor Frederico Baumhardt entrou no negócio. Aí nasceu a Bergel & Baumhardt, com a sigla Berbau (junção da primeira sílaba dos sobrenomes dos sócios).

A indústria cresceu rápido e os sócios buscaram um prédio mais amplo, na Rua Senador Pinheiro Machado, 615 (onde hoje fica a loja Utilitá). Em pouco tempo, compraram o terreno na esquina da Senador Pinheiro com Tenente Coronel Brito, onde foi construída a nova e moderna sede da Berbau.

Publicidade

Carlos Bergel foi químico licenciado e criou 40 tipos diferentes de balas. Victor era perito contador e técnico industrial. Desde 1986, a planta está realocada em Erechim e a marca pertence à indústria Munarfrey.

Foto: DivulgaçãoBerbau iniciou na Ramiro Barcelos. Na foto, os filhos de Carlos Bergel: Ruth, Norma, Renate e Bertoldo
Berbau iniciou na Ramiro Barcelos. Na foto, os filhos de Carlos Bergel: Ruth, Norma, Renate e Bertoldo
 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.