Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A casa dos presentes

Com o auxílio do leitor Lauro Rech, estamos recuperando um pouco da história do antigo Bazar Rex, que ficava na Rua Marechal Floriano, onde hoje é a loja Taqi. A empresa nasceu em 1927. Em 1946, inaugurou sua nova sede e passou a chamar-se Bazar Rex (Rex = rei).  

Os fundadores foram Affonso Rech, André Klarmann e Germano Kämpf. Ao longo dos anos, outros passaram pela sociedade, entre eles Oswaldo Wolf, Erich Spode, Victor Spengler, Felício Carlos Fröhlich e José Lindolfo Morsch.
Lauro, filho de Affonso e ex-funcionário, lembra que o slogan da loja era “A casa dos presentes”. Dentre os itens mais vendidos, destacavam-se livros, material dentário (inclusive ouro para dentes), louças, cristais, cutelaria, bombons, chocolates Sönksen, eletrodomésticos, perfumarias, instrumentos musicais, discos, artigos escolares, revistas, sabonete Eucalol (as estampas eram colecionadas), sementes e outros. O Rex foi o primeiro a oferecer os long plays (LPs) da Odeon, Musidisc e Polidor, que substituíram os discos de 78 RPMs.

Durante viagem a São Paulo, Lauro conheceu o recém-lançado barbeador elétrico. Trouxe 18 unidades e encomendou uma vitrine diferente para o Dia dos Pais. De um lado, navalhas, lâminas de barbear, pincéis, potes de espuma, pedra ume… No centro, sobre uma almofada de veludo, o barbeador. Foi um sucesso: todos foram vendidos em três dias.
O Bazar Rex era também um point. Os jovens concentravam-se na frente, principalmente nas manhãs de sábado, para ouvir música nas caixas de som e conversar. Em uma sala dos fundos, os amigos encontravam-se diariamente para rodas de chimarrão e para discutir os grandes temas do momento.

Publicidade

Em 1980, a Rádio Gazeta AM iniciou suas atividades no segundo piso do bazar. A loja encerrou as atividades no início dos anos 80.

Foto: DivulgaçãoSócios e funcionários: Oswaldo Wolf, Victor Spengler, Maria de Brito, André Klarmann, Hermelinda Sins, José Morsch e Erich Spode
Sócios e funcionários: Oswaldo Wolf, Victor Spengler, Maria de Brito, André Klarmann, Hermelinda Sins, José Morsch e Erich Spode

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.