Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Vida de cigano

Desde o início do século passado até a década de 80, era muito comum a visita de ciganos a Santa Cruz do Sul. Hoje, os hábitos mudaram e eles já não viajam tanto.

O fotógrafo aposentado Harry Genehr, quando criança, residia nas imediações do atual Parque da Oktoberfest, que, no passado, era chamado de Parque Municipal (depois, Parque da Fenaf). Aquela área era a predileta das tribos.

Onde hoje é o campo de futebol da Vila Militar, havia muitas árvores e um belo lago (depois aterrado) em que eles instalavam as barracas, aproveitando a sombra e a água para as famílias e animais. A gurizada da Várzea costumava brincar com as crianças ciganas. Harry diz que era divertido correr entre as barracas. Nos dias de sol, elas ficavam com as lonas levantadas.

Publicidade

Até os anos 20/30, os grupos vinham em comboios com várias carroças. Havia carretões com as laterais mais altas, que serviam para transportar tachos de cobre, panelas, pelegos de ovelha e tapetes de couro de gado, que comercializavam na cidade. Ainda vendiam cintos de couro, fivelas, facas e arreios de prata, e anéis, colares e pulseiras de ouro.

Eles também consertavam tachos furados. No passado, quase todas as famílias tinham tachos para fabricar schmier, geleia, rapadura e sabão. Como eles acabavam furando com o uso, os ciganos eram aguardados para fazer o conserto.  

Os homens costumavam apostar forte nas corridas de cavalo (o hipódromo era onde hoje fica o prédio da Smec) e nas rinhas de galo, então comuns na cidade. Alguns ciganos, inclusive, traziam seus galos de briga e negociavam com criadores locais.

Publicidade

As mulheres ganhavam a vida vendendo objetos, tecidos e “lendo a sorte” das pessoas. Algumas produziam agasalhos de lã e rendas.

CONTINUA

Foto: DivulgaçãoMulheres cuidavam do acampamento e vendiam produtos
Mulheres cuidavam do acampamento e vendiam produtos

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.