Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A pobreza da matriz

Quem vê a estrutura que a Igreja Católica possui em Santa Cruz do Sul não imagina a realidade enfrentada pelos primeiros padres que atuaram na povoação. José Stüer, natural da Alemanha, chegou em 14 de junho de 1863 e deixou registros daquela época.

Quando da sua chegada, a primeira igrejinha (onde está a catedral) já estava pronta. Em 24 de junho (festa de São João), ele fez a inauguração da matriz da Paróquia de Santa Cruz, que foi batizada de São João Batista.

Stüer descreveu a pobreza que encontrou. “Havia um missal com folhas soltas e rasgadas. Se viesse um vento carregava tudo. Duas casulas. Igrejas menores tinham mais alfaias que a nossa matriz.”

Publicidade

Outro problema é que não existia casa para o padre morar. Então, ele se alojou na sacristia da igreja. As refeições eram oferecidas pelos vizinhos. A umidade e o frio no local eram grandes, e Stüer adoeceu com gravidade. Durante dois meses, ficou entre a vida e a morte, recebendo os cuidados do farmacêutico José Wolfenbüttel, que fazia as vezes de médico no povoado.

Quando melhorou, os moradores se uniram para construir a casa paroquial, para dar mais conforto ao padre. Ela foi erguida nos fundos da igreja e ficou pronta em 20 de maio de 1865.

Mesmo sozinho para atender Santa Cruz, ele ainda tinha a incumbência de visitar os povoados de origem alemã na região. No lombo do cavalo ou burro, percorria dezenas de quilômetros.

Publicidade

Em 20 de dezembro de 1868, Stüer recebeu um presente de Natal: o superior dos jesuítas, padre Miguel Kellner, veio de Rio Pardo para apresentar o irmão Wessendonk, também jesuíta e que passou a auxiliar nos trabalhos gerais.

Um mês depois, chegou o padre Bernhard Ehring. Em 20 de maio de 1870, José Stüer deixou Santa Cruz, assumindo uma missão entre os índios de Nonohay.

Pesquisa: arquivo Gazeta do Sul

Publicidade

Foto: DivulgaçãoAntiga matriz por volta de 1870
Antiga matriz por volta de 1870

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.